O campeonato italiano seguirá no formato disputado por 20 times. A discussão sobre mudança no regulamento foi encerrada na última assembleia realizada pela Lega A, que organiza o torneio, cujo desfecho foi indicado no comunicado publicado nesta segunda-feira, 12 de fevereiro.
A principal pauta do evento foi a votação para reduzir o número de participantes da Serie A para 18. Atualmente, 20 clubes disputam o principal campeonato do futebol italiano, com rebaixamento direto das 3 piores campanhas a cada temporada.
A Lega Serie A aprovou hoje, durante a Assembleia realizada na sua sede, na via Rosellini, o seu documento político que contém as propostas para a reforma do futebol italiano.
Durante a mesma reunião, foi reiterada a necessidade absoluta de manter o direito de acordo no estatuto federal, como nos principais sistemas do futebol europeu. Além disso, foi confirmado o atual formato de 20 equipes do campeonato da Serie A.
Comunicado da Lega A
Embora não apresente os votos de cada uma das equipes na nota, já era comum encontrar no noticiário italiano a “campanha” de alguns representantes de equipes pela mudança no formato. Uma vez encerrada a votação, jornais como o Corriere Dello Sport e a Gazzetta revelaram que apenas 4 times votaram pela alteração do regulamento: Inter, Juventus, Milan e Roma.
O formato atual, no qual 20 times são credenciados para disputa da Serie A, já está em vigor há 20 anos. A última vez que 18 equipes brigaram pelo scudetto foi na temporada 2003-2004, quando o Milan ficou com o título. Naquele ciclo, a zona de rebaixamento condenava as 4 piores campanhas, o que resultou nas quedas de Perugia, Modena, Empoli e Ancona.
Relembre a classificação da Serie A 2003-2004 com 18 times:
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.