Fabio Quagliarella se aposentou do futebol jogado. A confirmação veio por meio de depoimento do próprio jogador, que participou de um programa da SKY Sports, num especial sobre o Derby Della Lanterna.
Estou em condições físicas inaceitáveis para entrar em campo agora. Estou sendo forçado. Talvez algo aconteça, mas não tenho condições físicas. Com certeza tenho sonhos, um deles é poder permanecer no mundo do futebol e entender a nova função que me cabe. Mas temos muito tempo para entender qual caminho seguir.
Fabio Quagliarella à SKY Sports
A confirmação chega após o camisa 27 passar praticamente meia temporada longe de qualquer vínculo ou atividade no futebol. A última vez que Quagliarella defendeu um clube foi a Sampdoria ao longo do campeonato italiano 2022-2023. Embora tenha ficado fora de diversas rodadas em razão das seguidas lesões, o atacante de 40 anos fechou a temporada vendo seu clube ser rebaixado para a segunda divisão.
Na finalização do ciclo, o próprio atacante não deixou claro se o momento significaria o fim da sua carreira ou uma renovação para tentar resgatar a Samp da Serie B, ainda que sua vontade fosse explicitamente de prosseguir. Logo na sequência, o clube iniciou a campanha na Serie B 2023-2024 sem Quagliarella no elenco, que seguiu sem contrato e livre no mercado até agora.
A carreira de Quagliarella
Embora tenha passado por diversos clubes no futebol italiano, um dos poucos capazes de defender os dois lados do Derby Della Mole, Fabio Quagliarella será lembrado muito mais como o capitano da torcida da Sampdoria. O desfecho da história entre atleta e clube acabou sendo trágico, com a Samp quase declarando falência enquanto caía para a Serie B. Todavia, a admiração pelos gols acrobáticos anotados em todas as passagens pelos blucerchiati seguramente acabou superando qualquer relacionamento com outros times, mesmo vencendo títulos.
Relembre o gol do meio-campo marcado contra o Chievo Verona:
A carreira de Quagliarella chega ao fim registrando números impressionantes, com 182 gols na Serie A, um dos maiores artilheiros do torneio, além de 556 partidas disputadas. Dentre os títulos, todos foram conquistados com a camisa da Juventus, onde jogou de 2010 a 2014.
Ele ajudou com os scudetti de 2011-2012, 2012-2013 e 2013-2014, além da Supercopa da Itália, em 2012 e 2013. Além dos bianconeri, os outros times que marcaram a trajetória de Quagliarella foram Torino (clube revelador e passagens em 2004-2005 e 2014-2016), Udinese (2007-2009) e Napoli (2009-2010).
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.