Goleiro do Frosinone pega gancho no campeonato italiano por blasfêmia; veja o que ele falou

Goleiro Frosinone suspenso por Blasfêmia
(Reprodução / Twitter)

O goleiro do Frosinone, Stefano Turati, foi suspenso em um jogo do campeonato italiano por blasfêmia. Seu nome foi citado pela justiça desportiva italiana em comunicado publicado pela Lega A logo após os acontecimentos da primeira rodada da Serie A 2023-2024, realizada no último final de semana.

Atual campeão italiano da segunda divisão, o Frosinone estreou na atual temporada em casa, no estádio Benito Stirpe, contra o Napoli, atual detentor do scudetto. Apesar do início promissor, marcando um gol de pênalti logo aos 7 minutos, o lado mandante não resistiu e sofreu a virada ainda no primeiro tempo, com gols de Politano e Osimhen. Na segunda etapa, o atacante nigeriano marcou mais um e fechou o placar em 3×1 para os azzurri.

Apesar disso, o destaque do pós-partida acabou sendo um relatório que denunciava o comportamento de Turati por algo falado durante a partida. O problema acabou sendo considerado tão grave que o comunicado emitido pela Lega A indica até mesmo em que minuto da partida o ato de blasfêmia foi detectado:




Recebido do Ministério Público Federal o relatório nos termos do art. 61, parágrafo 3 CGS (por e-mail recebido às 10h57 do dia 21 de agosto de 2023) em sobre a conduta do jogador de futebol Stefano Turati (Soc. Frosinone) consistindo em ter proferido uma expressão blasfema aos 15 minutos do primeiro tempo;

Adquiridas e examinadas as relativas imagens televisivas, com total garantia técnica e documental; considerando que o jogador de futebol em questão foi claramente enquadrado nas imagens televisivas enquanto proferia uma expressão blasfema, audível e identificável sem margem de dúvida razoável, e que, portanto, tal comportamento deve ser sancionado de acordo com art. 37, parágrafo 1, letra. a) CGS, e a referida legislação sobre teste de televisão;

P.Q.M.
Resolve sancionar o jogador Stefano Turati (Soc. Frosinone) com desqualificação para uma rodada da competição

Comunicado da Lega A



Mas o que disse Stefano Turati?

Assim que a sentença foi emitida, torcedores passaram a buscar o replay do lance no qual o ato de blasfêmia foi cometido e registrado. Um deles o encontrou e compartilhou no Twitter. Confira:







No tweet, o usuário até faz uma brincadeira (“Mas o que disse Turati? O Rio está morto?”), seguida de outras respostas no mesmo tom e sentido.

Todo o problema se explica porque, de acordo com o denunciado pela liga, o goleiro do Frosinone teria dito “Porco Dio”. É bem verdade que, em tradução livre, podemos entender a fala como “Deus Porco”, portanto, uma ofensa em cunho religioso. Porém, em italiano é comum fazer uso da expressão para indicar descontentamento. Na situação, como visto no vídeo, Turati tentava chamar atenção dos companheiros para a marcação na cobrança de escanteio do Napoli.

Embora inusitado no Brasil, o episódio não é nada inédito na Itália. Em 2018, Mandragora, então na Udinese, falou algo semelhante e acabou punido após detecção em leitura labial. Os dois acontecimentos reforçam a tolerância mínima (ou zero) da cultura futebolística italiana com expressões que usem o nome de Deus em vão.







Comentários

Comentários