Foram definidos os times que vão disputar a primeira edição da Supercopa da Itália, desde o anúncio da sensível mudança no formato do torneio. A estreia do novo regulamento acontecerá com Napoli, Inter, Lazio e Fiorentina.
Antes conhecida como um torneio de jogo único, a Supercopa não será mais decidida apenas entre os atuais campeões de Copa Itália e Serie A. A edição de 2023 foi a última realizada nessa estrutura, que acabou premiando a Inter com o título, após bater o rival Milan por 3×0.
A partir de 2024, a competição não somente seguirá sendo hospedada pela Arábia Saudita, como também envolverá mais times. O novo regulamento incluirá os vice-campeões tanto da Copa quanto do campeonato italiano. O quarteto, portanto, fará uma semifinal antes da decisão.
O cruzamento dos jogos será o seguinte:
- Campeão do campeonato italiano x vice da Copa Itália
- Campeão da Copa itália x vice do campeonato italiano
É por isso que os eleitos foram Napoli, Inter, Lazio e Fiorentina. Na final da Copa Itália, a Inter bateu a Fiorentina. Já o Napoli foi campeão da Serie A, enquanto a biancoceleste garantiu matematicamente a segunda colocação, mesmo restando uma rodada para o fim da temporada 2022-2023. A Lazio até pode ser ultrapassada pela Inter, mas não mudará os credenciados para a Supercopa.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.