O sorteio das quartas de final da Champions League já garantiu pelo menos um time italiano nas semifinais da competição. Além dos duelos, o chaveamento também foi determinado, o que prevê o retorno de um representante do futebol italiano à fase seguinte depois de 5 anos.
O sorteio acabou promovendo um duelo entre italianos nas quartas, mas não o Derby Della Madonnina, como imaginado e desejado por muitos. Ao invés disso, a Inter pegará o Benfica, enquanto Milan e Napoli duelarão pela vaga nas semis. Os vencedores dos dois duelos se enfrentam na sequência e podem disputar a final contra Bayern, Manchester City, Real Madrid ou Chelsea.
Assim ficaram os confrontos após o sorteio das quartas de final da Champions League:
- Inter x Benfica
- Milan x Napoli
- Chelsea x Real Madrid
- Manchester City x Bayern
A última vez que um italiano chegou às semis da Champions League
Passadas as quartas, as semifinais da Champions League terão não somente um time italiano, mas poderão ainda proporcionar um Derby Della Madonnina, caso Inter e Milan avancem.
De qualquer forma, um representante da Serie A estará seguramente de volta após 5 anos. A última vez que isso aconteceu foi na temporada 2017-2018 com a Roma.
A excelente campanha dos giallorossi começou fechando a fase de grupos na improvável liderança, que deixou para trás Chelsea, Atlético de Madrid e Qarabag.
Depois, o sorteio colocou o Shakhtar Donetsk no caminho do time da capital, que seguiu para as quartas mesmo após perder na ida, fora de casa.
Na sequência aconteceu o jogo mais memorável da Roma nos últimos anos, aquele mesmo contra o Barcelona. A derrota fora de casa por 4×1 praticamente tirou os italianos da competição, que só não aconteceu em razão de um icônico 3×0 no Stadio Olimpico.
Aliás, o milagre quase se repetiu nas semis após levar 5×2 do Liverpool na Inglaterra. Porém, os 4×2 a favor, desta vez, não foram suficientes, interrompendo a trajetória giallorossa na Champions League.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.