Morre Gianluca Vialli, ídolo da Sampdoria e lenda do campeonato italiano

Morre Gianluca Vialli
(Reprodução / Youtube Sampdoria)

O universo do calcio chora, lamenta e se despede de mais uma lenda do esporte. Morreu nesta sexta-feira, 6 de janeiro, em Londres, Gianluca Vialli. O ex-jogador e então membro da comissão técnica da Squadra Azzurra tinha 58 anos e buscava recuperação de um tumor no pâncreas.



Com profunda dor e emoção, a Lega Serie A se apega à família de Gianluca Vialli, o protagonista irrepetível do nosso futebol, que será para sempre lembrado por suas qualidades como jogador, mas acima de tudo pela inesquecível lição de vida que soube dar.

Perfil oficial da Serie A no Twitter


A notícia, que começa a tomar conta dos periódicos italianos e perfis oficiais nas redes sociais com mensagens de reconhecimento e luto, vem alguns dias depois de semelhante despedida no futebol. As mortes de Mihajlovic e Pelé acabaram de receber homenagens na realização da rodada 16 do campeonato italiano 2022-2023.

De tudo que “colaborou” e venceu no esporte, mas começando pelas mais recentes, Vialli se tornou o “braço direito” de Roberto Mancini no comando técnico da seleção italiana – assim como fizeram enquanto atletas em parte das carreiras. Os dois lideraram os azzurri na conquista da Euro 2020.

Já enquanto jogador (ou bomber), Vialli está e estará para sempre atrelado à história da Sampdoria. Com 141 gols marcados, 30 a menos que Roberto Mancini (líder do ranking de artilharia do clube em todos os tempos), “Luca” foi um dos protagonistas da melhor fase da Samp, entre as décadas de 80 e 90. Tanto que, após vencer o primeiro e único scudetto da equipe, acabou tendo semelhante sucesso na Juventus e também no Chelsea.

Os títulos de Gianluca Vialli como jogador foram:

-4 Copa Itália
(3 Samp e 1 Juve)
-2 Scudetti (Samp e Juve)
-2 Supercopa da Itália (Samp e Juve)
-1 Copa da Inglaterra (Chelsea)
-1 Copa Liga Inglesa (Chelsea)
-2 Copa das Copas (Samp e Chelsea)
-1 Copa Uefa (Juve)
-1 Champions League (Juve)
-1 Supercopa da UEFA (Chelsea)



Comentários

Comentários