Um vídeo anda circulando na internet, em especial no Twitter, no qual um pequeno grupo de torcedores da Pro Vercelli aparece cantando “Palmeiras campeão!”. A demonstração de carinho e congratulação pelo título do campeonato brasileiro pegou muita gente de surpresa, mas há um porquê da homenagem ter acontecido.
A Pro Vercelli não é dos clubes italianos mais reconhecidos atualmente, mas se mantém até hoje como um dos maiores campeões da Serie A. Juve, Inter e Milan aparecem no topo do ranking geral, todos com mais de uma dezena de scudetti, enquanto o Genoa figura com 9 e a Pro Vercelli com 7.
Entretanto, muita coisa aconteceu desde a conquista das taças nacionais nos anos 20. No momento, o clube da pequena cidade homônima milita na terceira divisão do campeonato italiano, sempre sonhando com um acesso à Serie B, porém seguidamente esbarrando em quedas nos playoffs de promoção. Para se ter uma ideia, a última vez que a equipe disputou a segundona foi em 2017-2018.
Mas, então, qual é a relação com o Palmeiras e por que os torcedores celebraram o título?
Pro Vercelli e Palmeiras
Primeiramente, é bom que se diga que este está longe de ser o primeiro gesto cordial da Pro Vercelli em direção ao Palmeiras. No passado recente, o clube italiano lançou uma terceira camisa na cor verde como homenagem ao time brasileiro.
Na conquista da Libertadores, o Palmeiras voltou a receber mensagens da Pro Vercelli, condecorando o alviverde campeão da América.
As seguidas trocas de menções e tributos pode ser explicada pela origem e fundação do Palmeiras. Em 1914, a Pro Vercelli fez uma viagem ao Brasil, entre outros países da América do Sul, visando a realização de amistosos. Ao chegar em São Paulo, a comissão técnica e os jogadores acabaram inspirando imigrantes italianos que já viviam por aqui a fundar a Società Sportiva Palestra Itália, que mais tarde viria a se chamar Palmeiras.
A história tem muito mais detalhes que apenas uma “inspiração”. O presidente da Pro Vercelli, Franco Smerieri, concedeu uma entrevista exclusiva ao Golazzo, na qual conta todos os detalhes da relação entre os dois times. Dê o play abaixo e confira no nosso podcast:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.