De um jeito ou de outro, a Itália encontrou meios para participar da Copa do Mundo 2022. A abertura do mundial acontece neste domingo, 20 de novembro, com o jogo Catar x Equador, às 13h (horário de Brasília), no Al Bayt Stadium.
Como se sabe, a seleção italiana não conseguiu se classificar para a competição. Depois de ficar de fora em 2018, na Rússia, a Squadra Azzurra falhou de novo na repescagem, desta vez perdendo para a Macedônia em casa. Contudo, curiosa e bizarramente, a Itália fará um amistoso no mesmo dia da abertura da Copa, mas em Viena, contra a Áustria. Este será o último compromisso oficial da equipe de Roberto Mancini em 2022.
Como era de se esperar, muitos jogadores do campeonato italiano foram convocados para as seleções que disputarão o mundial no Catar. Além deles, haverá outra representação italiana na figura de Daniele Orsato. Com 46 anos, o árbitro italiano foi selecionado e já anunciado pela FIFA para comandar o jogo de abertura da Copa.
No 12º segundo ano de carreira, Orsato já superou as 200 partidas apitadas só na Serie A do campeonato italiano – somando Serie B e Copa Itália, são mais 60 só em território nacional. No cenário internacional, o árbitro já deliberou nas principais competições de clubes e seleções, incluindo Champions League e Eurocopa, mas fará sua estreia em Copa do Mundo. Em 2018, Orsato até integrou a equipe de arbitragem, mas atuou somente no VAR.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.