Veja quando foi a última vez que o Torino venceu a Juventus no Derby Della Mole

última vez que o torino venceu a juventus derby della mole
Muita coisa mudou desde a última vitória do Torino no derby (Reprodução / Youtube Serie A)

Torino e Juventus fazem não somente um dos maiores clássicos do campeonato italiano, mas também o mais antigo de todos. Ainda que existam clubes nascidos antes dos rivais de Turim, nenhum outro derby teve seus protagonistas coexistindo há mais tempo.

A vecchia signora foi fundada em 1 novembro de 1897. Já o Torino nasceu em 3 de dezembro de 1906. O primeiro jogo entre os rivais aconteceu em 13 de janeiro de 1907, e acabou em vitória do time granata por 2×1.

Embora o duelo de estreia tenha favorecido o toro, bem como o ocorrido em quase todo o período do Grande Torino, interrompido somente pela Tragédia de Superga, o equilíbrio entre os antagonistas praticamente desapareceu, ao passo que a Juve foi se tornando a maior campeã do futebol italiano.

Tanto é que o último Derby Della Mole realizado antes da publicação deste artigo aconteceu em 19 de fevereiro de 2022. Jogando fora de casa, o Torino conquistou um empate que foi muito comemorado por jogadores e torcedores, dando indícios de uma nova realidade para uma das partes do clássicos.



A última vez que o Torino venceu a Juventus no Derby Della Mole



A tal “nova realidade” pode ser explicada porque a última vez que o Torino venceu a Juventus no Derby Della Mole foi em 26 de abril de 2015.

O jogo valeu pela rodada 32 do campeonato italiano 2014-2015, que terminaria com mais um título da Juve, mas sem o triunfo no clássico. Há algumas curiosidades daquele duelo que são dignas de menção, como por exemplo o técnico Allegri, que comandava a Juve na época, e o ataque do granata, formado por Quagliarella e Maxi Lopez.

O placar foi inaugurado com um daqueles golazzo de Pirlo, batendo falta – no segundo tempo ele cobrou outra, mas que atingiu a trave. A virada do Torino foi construída por meio de Darmian, ainda na primeira etapa, e depois com Quagliarella, um dos poucos jogadores que defenderam os dois lados do derby na história.

Assista aos melhores momentos daquele jogo:





Comentários

Comentários