A UEFA sorteou e apresentou todos os grupos das eliminatórias da Euro 2024. Os jogos válidos pelo torneio qualificatório vão acontecer ao longo de todo o ano de 2023, partindo do mês de março.
Confira como ficaram os grupos:
Grupo A
- Espanha
- Escócia
- Noruega
- Georgia
- Chipre
Grupo B
- Holanda
- França
- Irlanda
- Grécia
- Gibraltar
Grupo C
- Itália
- Inglaterra
- Ucrânia
- Macedônia
- Malta
Grupo D
- Croácia
- Gales
- Armênia
- Turquia
- Letão
Grupo E
- Polônia
- República Tcheca
- Albânia
- Ilhas Faroe
- Moldávia
Grupo F
- Bélgica
- Áustria
- Suécia
- Azerbaijão
- Estônia
Grupo G
- Hungria
- Sérvia
- Montenegro
- Bulgária
- Lituânia
Grupo H
- Dinamarca
- Finlândia
- Eslovênia
- Cazaquistão
- Irlanda do Norte
- San Marino
Grupo I
- Suíça
- Israel
- Romênia
- Kosovo
- Belarus
- Andorra
Grupo H
- Portugal
- Bósnia
- Islândia
- Luxemburgo
- Eslováquia
- Liechtenstein
Quantos se classificam para a Euro 2024?
O regulamento das eliminatórias da Euro 2024 é bem claro: se classificam para o torneio de forma direta somente os dois primeiros de cada grupo. As melhores campanhas dentre os terceiros colocados ganham o direito de disputar uma vaga via playoffs.
Os primeiros jogos estão programados para o fim de março de 2023. Todas as seleções de cada grupo se enfretarão duas vezes.
Eliminatórias da Euro 2024: o grupo da Itália
A Itália é a atual campeã da Euro, mas não tem direito a uma vaga de forma direta. A Squadra Azzurra precisará passar pelas eliminatórias para aí sim tentar defender o título.
Para isso, o grupo sorteado proporcionará duelos bem interessantes e igualmente preocupantes. A primeira citação vai para a Inglaterra, que integrou o mesmo grupo dos italianos na Nations League e também decidiu a final da última Euro nos pênaltis.
Já a presença da Macedônia também é relevante para a seleção italiana. Afinal, a Azzurra não foi à Copa do Mundo 2022 por perder nos playoffs exatamente para a Macedônia, jogando em casa.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.