Foi com um ar de lamentação que os principais jornais italianos noticiaram a primeira convocação de Bremer para a seleção brasileira. O nome do zagueiro da Juventus apareceu na última lista formada e divulgada por Tite nesta sexta-feira, 9 de setembro. A convocação serve como último teste antes do anúncio final para a Copa do Mundo 2022. O grupo chamado pelo treinador fará amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos testes previstos.
Além de Bremer, Ibañez, da Roma, também foi lembrado por Tite e também de forma inédita. A dupla de defensores está unida na lista a outros atletas que disputam o campeonato italiano – Alex Sandro e Danilo, ambos da Juve.
Contudo, a convocação do ex-Torino foi o acontecimento que mais fez barulho no noticiário italiano. Afinal, eleito o melhor zagueiro da temporada 2021-2022 da Serie A, Bremer fechou o torneio passado em alta e acabou não só se transferindo para a Juventus, como ainda entrou na mira de um possível projeto de naturalização para defender a seleção italiana, “prática” que se tornou bem comum nos últimos anos. Somente na versão atual da Azzurra, seguiram este caminho os jogadores Jorginho, Emerson Palmieri e Rafael Tolói.
Isso acaba explicando o porquê da “lamentação” de alguns periódicos, que chegaram a citar a naturalização de Bremer como um plano do próprio técnico Roberto Mancini. Isso porque, segundo a determinação da FIFA, uma vez que um atleta tenha defendido uma seleção em partidas oficiais, não é mais possível vestir a camisa de outro país. A situação de Ibañez era bem parecida e seu nome chegou a ser atrelado às pretensões do treinador azzurro.
Nas publicações feitas diretamente em seus sites, Gazzetta, Corriere e SKY pontuaram o ocorrido sem grande alarde ou destaque. Contudo, nos perfis das redes sociais, a imprensa no geral lamentou a “perda” de Bremer para o Brasil. Confira:
Bremer convocado pelo Brasil, nada de Azzurra, como queria Mancini
Gleison Bremer, nada de Itália: Tite conquistado e a 1ª convocação para o Brasil
Ibañez, nada de Itália: convocado pelo Brasil de Tite
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.