Nas primeiras partidas realizadas em casa no campeonato italiano 2022-2023, Milan e Inter levaram mais de 70 mil torcedores cada no San Siro. O número surpreendente foi estampado no placar eletrônico nas duas partidas realizadas até aqui.
Ainda celebrando o reflexo da temporada passada, na qual a dupla de Milão terminou no topo, com rossoneri em primeiro e nerazzurri em segundo, o principal estádio de Milão teve casa cheia pela segunda vez em questão de uma semana.
O movimento das torcidas em Milão, no entanto, não chega a ser grande surpresa. Antes mesmo do campeonato iniciar, tanto Milan quanto Inter já divulgavam bons números no abbonamenti. Na Itália, assim como nos esportes dos Estados Unidos, os torcedores podem comprar carnês que garantem ingressos para toda a temporada. Segundo números revelados pela imprensa italiana e os mapas de setores esgotados indicados pelos próprios clubes, ambos já passaram a cota de 40 mil. Ou seja, sem contar os ingressos comprados separadamente para cada jogo, o número mínimo de ocupação no San Siro deve ser 40 mil.
O primeiro episódio foi o jogo Milan 4×2 Udinese na abertura da Serie A. A recepção para o atual campeão italiano aconteceu com vitória em campo e a presença de 70.197 nas arquibancadas. A Inter acabou estreando fora de casa e fez sua “estreia” somente na rodada 2 com a vitória de 3×0 contra o Spezia. Desta vez, o San Siro foi ocupado por 71212 apoiadores nerazzurri.
Na tabela do campeonato italiano, a Inter já figura com duas vitórias em dois jogos. O Milan enfrenta a Atalanta neste domingo, 21 de agosto.
A segunda maior torcida da Itália
A “disputa” de números nas arquibancadas acompanha e se assemelha aos números gerais de torcida na Itália. Enquanto a Juventus lidera tranquilamente o ranking com pouco mais de 8 milhões de fãs, Milan e Inter se alternam com números praticamente idênticos na segunda colocação.
Antes do título rossonero na temporada passada, os nerazzurri eram a segunda maior torcida da Itália. Pois bastou a conquista do scudetto em 2021-2022 para o lado vermelho e preto de Milão ocupar a posição. Ainda que tecnicamente ambos tenham 4 milhões de torcedores.
Os números mais recentes no tema, todavia, indicam curta diferença entre os rivais:
- Juventus: 8.240.000 torcedores
- Milan: 4.066.000 torcedores
- Inter: 3.978.000
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.