Campeonato italiano muda regra e aplica final em caso de empate de pontos na disputa pelo título

campeonato italiano final em caso de empate de pontos
Scudetto passa a depender de final em 90 minutos (Reprodução / Youtube)

O campeonato italiano, por meio da FIGC (federação italiana de futebol), aprovou a regra que aplica um jogo extra e final em caso de paridade de pontos entre times que disputam o título. A informação foi inserida em uma nota publicada pela entidade, nesta terça-feira, 28 de junho, sobre a última reunião do conselho, liderado pelo presidente Gabriele Gravina.

A publicação apresenta outras confirmações do regulamento, como a permanência de 5 substituições e 1 extra em partidas com prorrogação. E também a abertura para times que possuam um segundo elenco (normalmente o sub-21), de se inscreverem na Serie C, como a Juve já faz. Contudo, o grande destaque fica mesmo pela aplicação da nova “final”, que surgiu como proposta após o encerramento da temporada 2021-2022.

Depois de muito tempo e várias edições com um líder e campeão consagrado com certa antecedência, a Serie A passada foi até a última rodada com chances para Milan e Inter. Em caso de empate de pontos, a dupla de Milão teria que recorrer aos critérios de desempate, que premiam os confrontos diretos, número de gols, etc.

Agora, partindo já da temporada 2022-2023, que começa em 12, 13 e 14 de agosto, caso dois times encerrem a rodada 38 com a mesma pontuação, os dois jogarão uma final. Conforme revelado na nota, o duelo acontecerá em 90 minutos apenas, sem prorrogação e com possibilidade de decisão de pênaltis.

Apesar da novidade, ainda restam saber detalhes relevantes, como o local da partida e também as possibilidades de mais de 2 clubes alcançarem a mesma pontuação.





Comentários

Comentários