O Catania está oficialmente falido. A informação já repercute nos jornais italianos, em especial na versão siciliana do Repubblica, nesta quarta-feira, 22 de dezembro.
A sentença que determinou a falência do clube foi emitida pelo Tribunal de Catania, que aceitou o pedido do Ministério Público. Alguns periódicos falam de uma dívida acumulada de 60 milhões de euros.
A exemplo do que ocorre constantemente com diversos times do futebol italiano, o Catania buscava há anos algum salvador. No processo, em 2019, o time chegou a publicar uma carta pedindo para jogadores arrumarem outro clube para jogar.
Nos últimos meses, antes do início da Serie C 2021-2022, a empresa proprietária do Catania chegou a pedir ajuda financeira aos torcedores para realizar a inscrição no torneio. Agora, no entanto, o destino parece definido. Embora, como lembra o Repubblica, o Catania tenha 30 dias para recorrer da decisão.
Apesar da falência, o time poderá finalizar a temporada atual, desde que consiga cumprir os acordos fazendários.
Atualmente na terceira divisão, o Catania é um dos clubes mais tradicionais do futebol italiano. Junto com o Palermo, com quem faz o Derby Di Sicilia, ele coleciona passagens e jogos marcantes na Serie A. Fundado em 1946, o clube disputou 17 vezes a primeira divisão e 34 a segunda.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.