Sevilla x Inter na Europa League: primeiro time italiano em final em 21 anos

Na sexta-feira, 21 de agosto, às 16h, na Alemanha, acontece a final da Europa League 2019-2020, entre Inter x Sevilla.

Depois de longos 21 anos, a competição, antes chamada de Copa da UEFA, verá novamente um time italiano na grande decisão. A última vez que isso aconteceu foi em 1999, com a vitória do Parma por 3×0 sobre o Olympique Marselha.

O hiato será interrompido com a Internazionale comandada por Antonio Conte. Vice-campeã da Serie A 2019-2020, um ponto atrás da Juventus, a equipe nerazzurra viu no torneio o único caminho para conquistar mais um título.

E pode acontecer.

Como manda o mais novo regulamento das competições europeias, todas as fases de “mata-mata”, ou seja, ida e volta, se tornaram apenas “mata”. Com portas fechadas, a Inter entrou na competição já nas oitavas:

  • Oitavas: Inter 3×0 Getafe
  • Quartas: Inter 2×1 Leverkusen
  • Semis: Inter 5×0 Shakhtar

Agora, o último adversário será o Sevilla, campeão de três ediçõesda Europa League na última década.

Porém, a parte de tudo isso, há mais números interessantes para a Internazionale na possível conquista do título.

Fim do jejum?

Na Itália, cada time tem seu calcanhar de Aquiles no quesito “zoeira entre times”. No caso da Internazionale, são os anos sem conquistar um troféu.

Os torcedores rivais costumam apontar que “sem o Calciopoli, a Inter não vence nada”. A acusação faz referência ao escândalo de apostas que tirou a Juventus de cena e fez o time de Milão dominar o futebol da Itália a partir de 2006.

O último título da Inter foi a Copa Itália de 2011, conquistada após bater o Palermo na final. Portanto, já são 9 anos sem levantar uma taça.

Desde o último triunfo, a Inter acumulou campanhas bem abaixo daquelas realizadas durante o domínio nacional e internacional. Tanto é que, de lá para cá, a 2ª colocação na temporada 2019-2020 foi a melhor de todas.

A chance de Lukaku superar Ronaldo

lukaku inter
Lukaku chega para a final com 33 gols na temporada (Reprodução)

Os números da final Sevilla x Inter também podem coroar Lukaku. Isso porque, logo em sua primeira temporada pela Inter, o belga tem grandes chances de igualar Ronaldo Fênomeno.

Em 97, Ronaldo chegou à Itália em uma transação surpreendente após deixar o Barcelona. Logo em sua primeira temporada, ele atingiu a marca de 34 gols.

Já Lukaku chegou ao último jogo da temporada, justamente a final da Europa League, com 33 gols anotados. Com ainda (pelo menos) 90 minutos para jogar, a chance de igualar e superar a marca do Fenômeno é real.

A curiosidade dos números não para por aí. Para Ronaldo, o último jogo da temporada 1997-1998 foi justamente a final da Copa UEFA (Europa League). A Inter venceu a Lazio por 3×0. Naquele 6 de maio, ele marcou o 34º gol.

Será Lukaku capaz de igualar ou superar a marca na mesma situação?

Comentários

Comentários