Assim como acontece quase todo ano, os lançamentos dos principais jogos de futebol para videogame causam polêmica no quesito licenciamento. Os times do campeonato italiano, inclusive, não fogem à regra e tradicionalmente são transformados em grandes pérolas.
O “problema” acontece pela disputa e divisão de licenças entre o FIFA, da EA, e o eFootball (antigo PES), da Konami. A negociação para poder utilizar imagem dos escudos e nomes dos clubes acontece individualmente. Isto é, não basta pagar pela licença da Serie A, é preciso adquirir a liberação de cada equipe.
Nessas condições, cada uma das empresas acabou por obter licença de um bloco de times. Para aquela parte que não há direito de uso de nome e imagem, o jogo “precisa” criar uma versão alternativa, que faça referência ao original, mas com escudo, nome e cores completamente bizarros.
Findadas as negociações para versão 2022, o FIFA ficou com boa parte dos times do campeonato italiano. Já o eFootball até fechou com a Juventus, mas precisou ceder e testar sua criatividade para criar 15 novos e excêntricos clubes da Serie A.
Vamos à lista dos não licenciados do campeonato italiano tanto no FIFA quanto no eFootball.
Times italianos não licenciados no FIFA 22
O FIFA 22 possui ampla cobertura de direitos de exibição, quando falamos de times italianos. O problema para a EA é que são clubes muito relevantes aqueles que ficaram de fora da negociação.
Juventus – Piemonte Calcio
A Juventus se transformou uma vez mais em Piemonte Calcio. O rebatismo não chega a ser novidade, pois edições anteriores do jogo já tinham apresentado a reformulação de nome e escudo. Desta vez, porém, o logo da Juve volta a ser oval, como era antes da modernização feita recentemente.
Roma – Roma FC
No FIFA, a Associazione Sportiva Roma é o Roma FC. Das criações bizarras, esta disputa o pódio. O nome chegou a ser mantido, mas cores e escudo do time da capital foram completamente alterados.
Atalanta – Bergamo Calcio
Outra mudança bem sensível aconteceu com a Atalanta. Normalmente, as fabricantes dos jogos substituem o nome principal da equipe pela sua localização no país. Foi exatamente o que aconteceu com a dea, que atende pelo nome de Bergamo Calcio, com um escudo simples e sem o azul original.
Lazio – Latium
A Lazio não escapou de uma reformulação no FIFA. O time da capital italiano se chama Latium. As cores até foram mantidas, mas o formato do escudo se perdeu, assim como a águia, mascote da biancoceleste, que simplesmente desapareceu.
Times italianos não licenciados no eFootball 22
Ainda que tenha adquirido os direitos de todos os times listados acima, com destaque para a Juventus e a dupla de Roma, a maior parte da Serie A não aparece no eFootball de forma “alternativa”.
O problema, contudo, parece ser maior nas releituras feitas pela Konami. Algumas das equipes aparecem com cores completamente diferentes das originais, além de nomes difíceis de fazer a relação.
A “regra” para o rebatismo parece ter sido a seleção da região a qual o time pertence, seguido das iniciais das cores do mesmo. Por exemplo: Milano RN (rossonero = vermelho e preto), conforme reportou o FootyHeadlines.
Milan – Milano RN
O Milan não está disponível no eFootball. Ao menos não como os torcedores do rossonero estão acostumados. Sem a licença necessária, o jogo rebatizou o time como Milano RN. A nova “marca” traz o nome da cidade e as letras iniciais das cores do time (rossonero = vermelho e preto).
O escudo também está completamente diferente, indo do formato aos elementos. A única coisa preservada foram mesmo as cores.
Inter – Lombardia NA
A Inter sofreu mudanças ainda mais sensíveis. O nome Lombardia NA pode fazer referência à região no Norte na Itália, mas não é suficiente para remeter ao clube.
O mesmo vale para o escudo, que não só deixou de ser redondo, como também destaca muito mais a cor branca do que os icônicos preto e azul.
Bologna – Bologna RB
O Bologna sofreu uma das piores adaptações no videogame. O nome passou a ser Bologna RB, e as cores tão icônicas do time da Emilia-Romagna foram esquecidas. O tradicional rossoblù deu lugar a um verde e branco sem noção.
Sampdoria – Liguria B
A Sampdoria não sofreu tanto quanto o Bologna, mas o processo de adequação também não foi satisfatório. O escudo do Liguria B mudou de formato, removeu o icônico azul e ainda sumiu com a silhueta do marinheiro, mascote da equipe.
Cagliari – Cagliari RB 1920
No eFootball, o Cagliari se transformou no Cagliari RB 1920, provavelmente utilizando o “S” da Ilha da Sardegna, localização geográfica do time italiano. O número destacado no novo nome do rossoblù faz referência ao ano de fundação do clube.
Sassuolo – Sansagiulo 1922
É praticamente impossível encontrar o Sassuolo no game. O neroverde aparece na seleção de times como Sansagiulo 1922, com cores totalmente opostas às originais. Em edições passadas do jogo, o nome já era esse, mas ainda assim é difícil imaginar alguém se acostumando ao Sassuolo alternativo nas cores azul e branco.
Fiorentina – Firenze V
Das adaptações, a Fiorentina talvez tenha aquela mais fácil de fazer a associação. A Firenze (nome em italiano de Florença), pelo menos manteve as cores roxa, branca e vermelho.
Spezia – Spremonese
O Spezia é outro caso absurdo de adaptação. É bem verdade que isso é feito de propósito, de modo que o game não sofra sanções pelo uso indevido de imagens. Contudo, nem cores, tampouco o nome de Spremonese, conseguem fazer a mínima referência ao clube da Ligúria.
Genoa – Genova RB
O Genoa perdeu a força do azul nas cores, sem falar do escudo completamente distinto. Todavia, o Genova RB (provavelmente de rossoblù – vermelho e e azul) ainda passa sem críticas mais pesadas, especialmente lembrando outros casos do jogo.
Torino – Torino G
Vai ser difícil convencer algum torcedor do Torino a selecionar seu time do coração no eFootball. Por ser homônimo à cidade, a versão virtual pelo menos conseguiu manter o nome. Já o escudo acabou por descartar a cor granata e a substituiu por um constrangedor azul escuro. Fora isso, o mascote deu lugar a um leão injustificável.
Hellas Verona – Verona GB
O Hellas Verona também seguiu a f´órmula básica de adaptação de times italianos. Ou seja, destaque para o nome da região onde o clube está endereçado, somado às iniciais das cores principais em italiano. No caso do Verona GB, é o gialloblù (amarelo e azul).
Udinese – Udine BN
A Udinese também teve seu caminho favorecido na adaptação. Dentre tantas bizarras, o Udine BN não chega a ser tão constrangedor, já que as cores fazem lembrar o original, mesmo com a adição dispensável de um mascote.
Venezia – Venezia ANV
O Venezia talvez tenha recebido a versão mais aceitável no eFootball. Não, o escudo não lembra em nada o original. Porém, a versão do game apresenta a ponte Rialto, um dos pontos turísticos da cidade homônima. No lado negativo do Venezia ANV, a ausência das cores verde e laranja, mas que são indicadas no nome do time (arancioneroverde).
Salernitana – Salerno G
A Salernitana terá vida difícil também no mundo virtual. O time foi chamado de Salerno G, e também perdeu as cores semelhantes às do Torino. No lugar, aparecem um verde e amarelo, além de um pássaro, que substitui o cavalo marinho.
Empoli – Empoli A
O Empoli foi um dos poucos que não sofreu tanto nessas reproduções sem licença. Ao menos o nome do clube da Toscana não teve muitas mudanças. O problema, de fato, foi o escudo, que manteve o azul, mas em tom diferente, e ainda passou a exibir uma frase “To Azure Blue”. Esquisita.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.