Luciano Spalletti é o novo técnico da seleção italiana de futebol. O anúncio foi feito pela própria federação italiana nesta sexta-feira, 18 de agost, por meio de nota publicada no site oficial da entidade.
Falando em “competência e entusiasmo”, Gabriele Gravina, presidente da federação, confirmou e até mesmo antecipou o fechamento do vínculo com Spalletti, algo que o noticiário local vinha indicando há alguns dias.
Vamos dar as boas-vindas a Spalletti. A seleção precisava de um grande técnico e estou muito feliz por ele ter aceitado o cargo na Azzurra. Seu entusiasmo e sua expertise serão fundamentais para os desafios que aguardam a Itália nos próximos meses”.
Gabriele Gravina, presidente da FIGC, ao apresentar Spalletti
A contratação repentina é consequência do também surpreendente pedido de demissão de Roberto Mancini. O então técnico da Itália se desligou há alguns dias sem detalhar os motivos, algo que provocou espanto até mesmo no presidente Gravina, conforme o próprio revelou naquele momento.
De acordo com o anúncio, o trabalho de Spalletti começará já no primeiro dia de setembro, quando fará sua primeira convocação. Os nomes chamados irão a campo pelas partidas válidas pelas eliminatórias da Eurocopa 2024, também programadas para setembro. No momento, com jogos a menos que os rivais, a Azzurra está na 3ª colocação do grupo, atrás de Ucrânia e Inglaterra.
Desde que o cargo de treinador ficou vago, Luciano Spalletti se tornou um dos favoritos para assumir o posto. A principal credencial foi o trabalho feito à frente do Napoli e o título do campeonato italiano 2022-2023.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.