Morreu neste sábado, 1º de julho, Vincenzo D’Amico, um dos maiores jogadores da história da Lazio. O ex-jogador tinha 68 anos e lutava contra um câncer há um bom tempo, conforme reporta a Gazzetta Dello Sport.
O presidente Claudio Lotito e todos da Lazio lamentam com extrema dor e profunda emoção a notícia da morte de Vincenzo D`Amico, estrela incontestável do scudetto 1973-74.
Lenda da Lazio e capitão corajoso nos momentos difíceis do clube, Vincenzino, como muitos sempre o chamaram, fez com que torcedores de diferentes gerações se apaixonassem por sua magia em campo e seu infinito apego à camisa.
Nota da Lazio sobre a morte de D’Amico
Como bem lembra a biancoceleste, D’Amico integrou a versão do time da capital que venceu o campeonato italiano pela primeira vez em 1973-1974. No entanto, diferentemente de outros nomes essenciais, como o bomber Chinaglia, o ex-jogador permaneceu na Lazio por incríveis 14 anos, de 1971 a 1980 e 1981 a 1986.
Apesar de se tornar capitão da equipe nos anos seguintes ao scudetto, a ótima relação com a biancoceleste foi interrompida com uma estranha transferência para o Torino, em 1980.
Uma das possíveis razões para D’Amico permanecer até hoje nos corações dos laziali talvez seja a fidelidade. Ao fim da primeira e única temporada em Turim, ele forçou o retorno para Lazio que na época tinha caído para a Serie B.
Na segundona, chegou a quase cair para a Serie C, mas seus gols, especialmente no fim do campeonato, ajudaram a evitar o rebaixamento. A tão aguardada promoção veio somente na temporada 1983-1983.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.