A Dacia Arena, nome bem conhecido pelos torcedores do futebol italiano, sempre atrelado ao local onde a Udinese manda seus jogos, não fará mais parte da rotina da Serie A. Isso porque o clube acaba de anunciar em seu site oficial o fim da parceria e da atual nomenclatura da arena. A nota pode ser lida aqui.
O jogo Udinese 0x1 Juventus, válido pela rodada 38 do campeonato italiano 2022-2023, acabou sendo o último da Dacia Arena como conhecemos. O nome estampado nas partes externa e interna do estádio, além do lugar de maior destaque na camisa bianconera, será removido de todos esses lugares e outro deve surgir já em julho de 2023.
“Dacia” é o nome de uma empresa de automóveis, nascida na Romênia, mas que pertence ao Grupo Renault. A marca acabou se unindo à Udinese em 2009-2010, permanecendo assim por 13 anos.
Depois de alcançados todos os objetivos traçados nesta colaboração e com base nas novas estratégias da marca Dacia anunciadas nos últimos meses, decidiu-se que os caminhos agora se dividem, mas os valores e a estima mútua que caracterizaram a história por 13 anos de sucesso de ambas as empresas, permanecerá sempre inalterado.
Nota oficial da Udinese
Mas qual será o novo nome do estádio da Udinese?
O clube não menciona data, tampouco qual será o próximo nome oficial do estádio. Porém, quase todos os jornais italianos, como a agência de notícias Ansa, dão como certa a atualização do espaço para “Udinese Arena”.
Na Itália, é comum que estádios de futebol tenham nomes oficiais, seja homenagem a alguma personalidade ou a própria marca dona dos naming rights. Todavia. as arenas acabam sendo tratadas simultaneamente por apelidos, que se fixaram ao passar dos anos. Por exemplo, o Luigi Ferraris, em Gênova, é também chamado de Marassi. Já o Giuseppe Meazza, em Milão, é costumeiramente indicado como San Siro.
No caso do estádio da Udinese, a alcunha sempre foi “o Fiuli”, em referência à região onde o clube está situado. Nas transmissões do futebol italiano, as emissoras são obrigadas a exibir o nome oficial das arenas. Daqui em diante, ao menos enquanto outra marca não assumir o lugar da Dacia (se acontecer), o espaço deve mesmo ser tratado como Udinese Arena ou simplesmente Fiuli.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.