Com público de Serie A, Catania volta ao futebol profissional na Itália

Catania acesso Serie C campeonato italiano
(Reprodução / Facebook Catania SSD)

Agora é oficial. O Catania está de volta ao futebol profissional praticado na Itália. Com uma pontuação inigualável, o clube siciliano disparou na liderança de um dos grupos da Serie D, que é considerada uma divisão praticamente amadora, e conquistou o acesso à terceira divisão há um bom tempo, mas somente neste domingo, 30 de abril, colocou as mãos na “taça”, no capítulo final da temporada.

O caminho trilhado pelo novo Catania, que reformulou até mesmo seu escudo no renascimento após a falência, já é de conhecimento de todo fã do futebol italiano. A ordem dos acontecimentos é quase sempre a mesma: começa numa crise financeira, que logo se transforma em falência, exclusão de campeonato, refundação e reinício a partir da Serie D.

Os RossaAzzurri passaram por cada uma das etapas, mas com uma exceção especial: a torcida. Jogando em campos de gramado sintético (e em alguns quase em puro cimento), o Catania fechou o campeonato italiano Serie D com média de público que nem mesmo equipes de primeira divisão possuem. Enquanto outros times conhecidos exibiram cerca de 3 ou 4 mil presentes a cada jogo em casa, o clube siciliano chegou a 14 mil torcedores nos duelos no estádio Angelo Massimino, conforme reportado pelos jornais locais.

Para se ter uma ideia, os números são superiores aos apresentados pelos seguintes clubes da Serie A na temporada 2022-2023:

  • Sassuolo: 11.989
  • Monza: 11.386
  • Cremonese: 11.223
  • Empoli: 10.367
  • Spezia: 8.104

A marca acabou confirmando o que os próprios jogadores do time já esperavam. Em entrevista exclusiva ao Golazzo, Jefferson, atacante brasileiro e membro do atual plantel do Catania, revelou que existia a meta de igualar o número da campanha abbonamenti (sócio torcedor) que o Palermo (o outro lado do Derby Di Sicilia) conseguiu quando também esteve na mesma situação do rival. A meta foi cumprida.

Para o último capítulo, o duelo contra a Santa Maria Cilento esgotou ingressos com dias de antecedência. Superando a própria média da temporada, o jogo do título acabou em vitória de 2×0 com a presença de mais de 20 mil pessoas, incluindo Rosario Pelligra, presidente e nome responsável pela reconstrução da equipe.

O próximo desafio do Catania começa na temporada 2023-2024. Os rossaazzurri serão um dos 60 clubes (distribuídos em 3 grupos), que brigarão por 4 vagas na Serie B.





Comentários

Comentários