Uma combinação de acontecimentos moldou a tabela do campeonato italiano 2022-2023 e apresentou uma situação pouco vista na longa história da competição: o Torino à frente da Juventus na classificação.
Os rivais de Turim protagonizam o Derby Della Mole, um dos maiores clássicos do futebol italiano e uma das maiores rivalidades também. Apesar disso, o desiquilíbrio de qualidade e taças ficou evidente com o passar dos anos, sobretudo passada a década de 40 do Grande Torino.
De lá em diante, foram raros os momentos que os lugares foram trocados. Por exemplo: a última vez que o Torino venceu a Juve foi em 2015. Isso sem falar nas temporadas que o derby simplesmente não aconteceu porque um dos rivais (quase sempre o granata) estava disputando outra divisão.
Mas quando foi a última vez que o Torino terminou o campeonato italiano à frente da Juventus?
Bem, a primeira observação já foi feita. Nem sempre os antagonistas do Derby Della Mole compartilharam o mesmo campeonato, mas nem sempre por “culpa” do Torino. Entre 2005 e 2007, o cenário habitual da elite do futebol italiano foi balançado pelos acontecimentos do Calciopoli. Na temporada que a Juventus terminou na última colocação após a punição, o rival não estava na Serie A. No ano seguinte, os biaconeri foram para a Serie B e a equipe granata subiu. Tecnicamente, portanto, 2006-2007 seria a última vez que os papéis se inverteram.
Pragmaticamente, todavia, é preciso voltar mais 10 anos no passado para encontrar a real situação. Embora os anos de glória do Torino tenham sido, de fato, nos anos 40 e pontualmente em 1975-1976, o início da década de 90 destacou uma tentativa de recuperação bem virtuosa.
Na temporada 1989-1990 do campeonato italiano, em meio a um de vários ciclos marcados pela presença de diversos craques internacionais, o Napoli de Maradona voltou a ser dono do scudetto. Na edição seguinte, foi a vez da Sampdoria, de Mancini e Vialli. No paralelo, também foi o momento da inversão de papéis na rivalidade de Turim.
No campeonato italiano 1990-1991, o Torino terminou na 5ª colocação, enquanto a Juventus fechou na 7ª posição. Naquele elenco, o granata possuía nomes como Christian Vieri e o brasileiro Junior.
O “feito” nunca mais se repetiu, mas há indícios de que possa acontecer na temporada 2022-2023. O Torino acabou ultrapassando a vecchia signora depois da condenação e remoção de 15 pontos na tabela.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.