Novo regulamento do campeonato italiano obriga camisa de uma cor só em jogos fora

campeonato italiano camisas uma cor só jogos fora de casa
(Reprodução / Youtube Inter)

O campeonato italiano divulgou novas regras previstas para a temporada 2023-2024. Do longo comunicado disponibilizado (leia na íntegra aqui), o que mais chamou atenção, tanto que é destacado logo na primeira das mais de 20 páginas, foram as regulamentações sobre as cores das camisas.

Anteriormente, a própria entidade já havia chocado o mundo todo com a apresentação de uma proibição do uso de tons verdes nos uniformes. A polêmica foi imensa, mas acabou caindo no esquecimento. A principal justificativa para a aplicação do veto é a facilitação para transmissões das partidas na TV. Uma especulação pertinente pode incluir também o novo sistema de detecção de impedimento semitautomático, que não chegou a ser citado, mas que fará sua estreia já na temporada 2022-2023. Vale lembrar que a tecnologia funciona por meio da captação de imagens do campo por diversas câmeras. Outro ponto notável, todavia, é que não houve problemas na Copa do Mundo 2022 para operar o sistema em jogos com seleções cujas camisas eram verdes.

Pois a “regra do verde” foi citada novamente, uma vez mais mirando a temporada 2023-2024, mas outro ponto mais sensível chamou atenção de praticamente todos os jornais esportivos da Itália: a obrigatoriedade do uso de camisas de uma cor só em duelos fora de casa.

Além do reforço sobre a diferenciação de tons entre times mandante e visitante, o documento destaca o seguinte:



É proibido o uso de uniformes verdes para jogadores de campo. Também é preferível preparar opções monocromáticas para os uniformes de jogos fora de casa e para quaisquer outros jogadores de linha, onde os mesmos prevejam cores diferentes para a camisa, calção e meias. A última regra se tornará obrigatória a partir da temporada 2024-2025.

Trecho do novo regulamento da Serie A


Isso quer dizer que a determinação recém-publicada seguirá apenas como uma recomendação por ora, mas se tornará “lei” a partir da temporada 2024-2025. Há expectativa para já ver exemplos da regra em ação na temporada 2023-2024, que até já tem data para começar.

Ainda no “item” das cores, o documento revela novas exigências para camisas de goleiro e mais detalhes para confecção do uniforme do visitante, sobretudo para clubes cujo padrão é listrado (a maioria da Serie A).



-As equipes devem ter pelo menos três uniformes de goleiro claramente contrastantes entre si e em contraste com os uniformes dos jogadores de linha e, em qualquer caso, pelo menos dois diferentes destes últimos.

-Se forem usadas mais de três cores [nas camisas dos times], uma deve ser claramente dominante na superfície da camisa, calção e meias e as outras cores devem ser claramente cores secundárias.

-A cor principal deve ser substancialmente equivalente na frente e nas costas de cada elemento das camisas de jogo (camisas, calções e meias). As cores usadas para camisas com arco, faixas, listradas ou xadrez devem ser claramente visíveis na frente e nas costas da camisa

Trecho do novo regulamento da Serie A


Assim como ocorreu com a “regra do verde”, o novo destaque do regulamento também provoca indagações. Antes, os torcedores começaram a se perguntar “mas e o Sassuolo?”, cuja identidade visual é uma divisão entre verde e preto. Agora, uma das perguntas que seguramente corre na mente dos amantes do calcio é a realização do Derby Della Madonnina.

Isso porque, independente do mando do jogo, tradicionalmente agendado pelo menos duas vezes por temporada no San Siro, o clássico sempre leva a campo as duas equipes com os uniformes principais: preto e azul e preto e vermelho. Ao que tudo indica, a partir de 2024-2025, um dos lados do derby precisará recorrer à cor branca ou pensar em uma alternativa.

Comentários

Comentários