Depois de caos e adiamentos, campeonato italiano tem novo protocolo para jogos

novo protocolo campeonato italiano
Medida visa impedir adiamento de jogos (Divulgação)

A Lega A, responsável pela administração do campeonato italiano, emitiu uma nota nesta quinta-feira, 6 de janeiro, na qual apresenta o novo protocolo para realização dos jogos da temporada 2021-2022.

A principal novidade determinada pelo conselho da liga é o número mínimo de jogadores saudáveis para realização de um jogo de futebol. A partir de agora, se os times tiverem 13 atletas em condições (contando os das divisões de base maiores de 18 anos), a partida não será adiada.

Especialmente na primeira rodada de 2022, o campeonato italiano viu 4 dos 10 jogos programados impedidos de serem realizados. Autoridades de saúde de várias regiões da Itália proibiram times de viajarem para os duelos, ou simplesmente impuseram período de isolamento.

Nesses casos, a Serie A se viu na obrigação de adiar os compromissos e apertar ainda mais o calendário.

O tom da nota publicada pelo conselho é bem duro com as autoridades de saúde. Segundo o texto, as intervenções sanitárias prejudicaram muito o campeonato:

O regulamento adotado permitirá que a temporada continue e complete o campeonato da Serie A , na esperança de que a autoridade de saúde não intervenha mais com medidas confusas e inconsistentes que, neste momento, estão criando sérios danos ao sistema esportivo italiano, com efeitos econômicos devastadores impactos e repercussões sociais.

Nota da Lega A sobre novo protocolo

O efeito do protocolo é imediato e, se o time tiver 13 jogadores saudáveis disponíveis, a partida acontecerá normalmente. Caso o clube não entre em campo, será declarada a derrota por WO.

Comentários

Comentários