O campeonato italiano 2020-2021 será oficialmente paralisado ao fim da rodada 3, que aconteceu neste final de semana, dias 3 e 4 de outubro. O motivo, contudo, não tem nada a ver com o caos dos novos casos de Covid-19 entre jogadores.
Na verdade, o calendário prevê a realização de jogos da seleção italiana. Os compromissos vão acontecer entre 7 e 14 de outubro, e incluem amistosos e jogos da UEFA Nations League.
O técnico Roberto Mancini já anunciou a convocação de 34 jogadores para as partidas. A Squadra Azzura tem pela frente os seguintes adversários:
- Itália x Moldávia – 7 de outubro
- Polônia x Itália – 11 de outubro
- Itália x Holanda – 14 de outubro
Em paralelo, a federação ganha tempo para resolver o problema da segunda onda de Covid-19 na Europa. Desde o fim da rodada 2 do campeonato, alguns times começaram a detectar novos casos positivos para a doença.
Com isso, embora seguindo os protocolos de segurança da UEFA, a liga está próxima de passar por uma situação parecida com a do Brasil. Por aqui, o Flamengo detectou mais de uma dezena de atletas com Covid-19, e solicitou o adiamento de jogo contra o Palmeiras. O que acabou não acontecendo.
Rodada 3 – Genoa x Torino adiado
O evento que retomou as discussões sobre protocolos de segurança e saúde foi o jogo Napoli 6×0 Genoa, em 27 de setembro. Isso porque, depois da partida, o clube rossoblù confirmou 14 casos, incluindo jogadores.
Hoje já se sabe que, na verdade, 22 pessoas foram infectadas somente no Genoa.
Após a descoberta, todo o staff do Napoli passou pelo processo de teste e checagem. Como 100% dos resultados iniciais foram negativos para a doença, o foco ficou então com o time de Gênova.
Sem condições de entrar em campo, a rodada 3 do campeonato italiano foi iniciada já sabendo que seriam jogadas somente 9 das 10 partidas. A federação optou por adiar o jogo Genoa x Torino, que deveria acontecer em 3 de outubro.
Rodada 3 – Juventus x Napoli ‘partida não disputada’
O jogo Juventus x Napoli deveria acontecer neste domingo, 4 de outubro, mas não aconteceu. O duelo entre rivais era para ser o grande destaque da rodada.
Porém, horas antes do apito inicial, o Napoli confirmou que Elmas e Zielinski estavam com Covid-19. De acordo com o protocolo seguido no campeonato italiano, a partida deveria acontecer normalmente.
O problema foi que o departamento de saúde de Napoles impediu o embarque da equipe para o jogo em Turim. Em razão de tal determinação, o clube pediu o adiamento da partida, que não foi aceito pela Juventus, tampouco pela federação.
Para a Juve, por outro lado, a ideia era manter a programação, entrar em campo e vencer por WO com o placar automático de 3×0. Tanto é que, nas redes sociais, a vecchia signora divulgou relacionados e escalação para o duelo:
A disposizione: Buffon, Pinsoglio, Demiral, Frabotta, McKennie, Portanova, Nicolussi Caviglia, Morata, Douglas Costa, Vrioni#JuveNapoli https://t.co/9NGgcD28E3
— JuventusFC (@juventusfc) October 4, 2020
No final das contas, o Napoli “não apareceu” e a partida não aconteceu. Extraoficialmente, ela foi considerada “adiada”, mas com reclamações de ambos os lados.
Os rivais da Juve acusam o clube de querer “vencer por 3×0 no tribunal”. Por outro lado, a diretoria bianconera pede o cumprimento do regulamento que já é de conhecimento de todos há muito tempo.
As regras desportivas são igualmente claras e dizem que, se uma equipe não comparece para o jogo, ela enfrenta sanções disciplinares.
É evidente que o fato de uma equipe não chegar a um estádio para jogar uma partida planejada não dá uma boa imagem do futebol italiano, mas somos provincianos e pouco nos importamos com o que acontece fora de nossas fronteiras, sem considerar os danos que causamos ao futebol internacionalmente
Andrea Agnelli, presidente da Juventus
Até o momento, o jogo continua com o status de “partida não disputada”.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.