
O campeonato italiano Serie C abriu a temporada 2025-2026 inaugurando um sistema que permite aos times pedirem revisão e desafiarem decisões dos árbitros. O comunicado da Lega Pro oficializou a implementação da novidade, algumas horas antes da competição realizar os primeiros eventos do calendário.
A nova regra é chamada de Football Video Support (FVS) e, pelo menos por enquanto, está prevista para contemplar apenas jogos da terceira divisão italiana.
Como funciona o FVS?
O sistema de Football Video Support funciona por meio de cartões FVS.
Cada treinador de cada equipe começará as partidas portando dois desses cartões. Caso um deles discorde da decisão do árbitro, será possível solicitar a revisão do lance por meio da apresentação de um dos cartões.
Com o auxílio de câmeras, drones e um monitor semelhante ao do VAR, o time de árbitros fará a revisão do ocorrido para chegar a uma nova conclusão.
Se a decisão de campo for alterada, o técnico que lançou o desafio “vence” e ainda tem o seu cartão devolvido. Caso a decisão de campo seja mantida, o treinador ainda perde o seu cartão FVS.
O campeonato italiano Serie C, que é disputado por 60 equipes, divididas em 3 grupos, deve servir de laboratório para primeira e segunda divisões da Itália.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:

Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.