A fantástica história escrita por meio da união entre Thiago Motta e Bologna, capaz de levar o clube rossoblù de volta ao maior torneio internacional da Europa depois de mais de 60 anos, está oficialmente terminada. O noticiário italiano já antecipava a saída do treinador, mesmo fechando a temporada 2023-2024 com um resultado inédito para o time da Emillia-Romagna nos últimos anos, mas agora a confirmação chegou.
O que aconteceu?
O Bologna emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 23 de maio, no qual informa que Thiago Motta notificou o clube que não deseja renovar o contrato de treinador. O vínculo entre técnico e equipe é válido até o final da Serie A 2023-2024, que, em outras palavras, significa disputar a última rodada do campeonato italiano, no final de semana, e chegar ao fim.
Leia a nota completa:
Esta manhã Thiago Motta comunicou o clube sobre a sua intenção de não renovar o contrato com o Bologna FC 1909. Tomando conhecimento da decisão, o clube agradece ao treinador pelo extraordinário trabalho realizado e deseja-lhe boa sorte no resto da carreira.
“Nestes dois anos, conheci um treinador preparado e vencedor”, declara o presidente Joey Saputo, “que deu ao time uma identidade de jogo brilhante. A conquista da qualificação para a Liga dos Campeões o coloca, bem como todos os jogadores, na história do nosso clube. Gostaria que ele ficasse no Bologna, mas só posso agradecer a ele e à sua equipe pelas temporadas maravilhosas e desejar-lhe o melhor futuro”.
Nota do Bologna sobre a saída de Thiago Motta
Para onde vai Thiago Motta?
Depois de conseguir salvar o Spezia do rebaixamento em 2021-2022, Thiago Motta assumiu o Bologna como substituto de Mihajlovic. Na temporada de estreia, o técnico levou o rossoblù à 9ª colocação no campeonato italiano.
No entanto, o ciclo seguinte (2023-2024) acabou sendo o melhor de todos na carreira do treinador. Depois de 60 anos, Motta conseguiu recolocar o Bologna dentre os primeiros colocados, a ponto de classificar o time para a Champions League com algumas rodadas de antecedência.
Mesmo antes do anúncio oficial, Motta já tinha seu nome atrelado aos principais times da Itália e alguns de fora também. De acordo com o noticiário do calciomercato, o destino do treinador deve ser mesmo a Juventus, que demitiu Allegri logo após a conquista da Copa Itália.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.