A Udinese confirmou a volta e apresentou Gabriele Cioffi como seu novo treinador. A contratação aguardava apenas a confirmação oficial, que veio nesta quarta-feira, 25 de outubro, algumas horas depois da notícia já ocupar boa parte do noticiário italiano.
O nome de Cioffi surge após a equipe decidir demitir Andrea Sottil. O desligamento foi a forma que os friulani encontraram para lidar com a péssima campanha registrada até aqui na Serie A 2023-2024. A Udinese é um dos três times que ainda não venceram um jogo sequer depois de 9 rodadas, tanto que ocupa a zona de rebaixamento junto com eles (Salernitana e Cagliari).
O curioso da troca é que esta será a segunda passagem de Cioffi pelos bianconeri, mas sua chegada acontece para substituir exatamente o nome que o substituiu no passado. Cioffi comandou a Udinese na temporada 2021-2022, mas acabou sendo trocado por Sottil, que ficou na função até agora. No ato da sua despedida, todavia, a versão apresentada é que o próprio Cioffi teria decidido não renovar com o clube.
Embora atípico, o movimento não é inédito nem mesmo na atual temporada do campeonato italiano. Após um começo de torneio semelhante, o Empoli decidiu demitir Zanetti e apresentou no seu lugar Andreazzoli, trocando um nome pelo outro, mas apenas invertendo o ocupante da vaga de técnico.
O contrato de Cioffi com a Udinese vai até o fim da temporada 2023-2024.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.