O campeonato italiano 2022-2023 fará a estreia do chamado “impedimento semiautomático” em 27 de janeiro de 2023, no alto da rodada 20. A oficialização do uso da tecnologia saiu no fim de um comunicado emitido pela federação italiana de futebol (FIGC) nesta segunda-feira, 19 de dezembro.
A notícia dada pelo presidente da entidade, Gabriele Gravina, autenticou o que já tinha sido dito pelo representante máximo da Serie A, Lorenzo Casini, em entrevista à RAI. No entanto, o depoimento de Casini vislumbrava a instalação do novo procedimento já em 4 de janeiro, quando retorna o campeonato italiano. Agora, a data atualizada é, de fato, 27 de janeiro, que marca o início da rodada que terá mais uma edição do Derby Del Sole, um dos clássicos do calcio. O “atraso”, segundo o informado na nota, se dá em razão do prolongamento de testes da tecnologia.
Como vai funcionar?
A marcação do impedimento semiautomático entrou em uso pela primeira vez exatamente na Copa do Mundo 2022 no Catar. Conforme detalha o artigo do SportMediaSet, a metodologia prevê a instalação e captação de imagens por meio de 10 a 12 câmeras no estádio.
A principal função desses equipamentos é executar o rastreamento dos membros dos atletas e, em questão de 3 a 5 segundos, “registrar o ‘esqueleto’ do jogador, focalizando 29 pontos diferentes do corpo (basicamente os membros e todas as extremidades relevantes)”. Com essa coleta, então é redesenhada toda a cena no momento da partida da bola para determinar se houve o impedimento ou não.
Na campeonato italiano, todavia, não haverá o uso de chip em cada uma das bolas de jogo, como aconteceu no Qatar. Vale lembrar também que as decisões de árbitro e VAR seguem soberanas e responsáveis pela determinação final em cada lance.
O campeonato italiano retorna em 4 de janeiro de 2023.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.