A Copa Itália encerrou os últimos compromissos que tinha para o ano de 2022. O calendário se encerrou com 8 jogos do chamado 2º turno eliminatório, que provocou eliminações, mas principalmente determinou quais serão os confrontos das oitavas de final.
Desde a temporada passada, o torneio praticamente eliminou clubes de terceira e divisões inferiores, mantendo somente representantes de Serie A e Serie B. Isso já explica o porquê de apenas 2 times fora da elite do futebol italiano seguirem vivos: Parma e Genoa. Ainda que nenhum deles tenha enfrentado adversários de primeira divisão.
De todos os confrontos realizados, todos em jogo único, conforme acontecerá também nas oitavas, quartas e final da Copa Itália, a surpresa foi a eliminação precoce da Udinese. É bem verdade que o antagonista também pertencia ao campeonato italiano Serie A, mas perder para o Monza por 3×2 em casa não condiz com a boa campanha na liga até aqui.
Dos outros, quase todos da elite passaram pelos representantes da segundona sem grandes problemas. Com exceção da Sampdoria, que precisou de prorrogação e 9 cobranças de pênaltis para eliminar o Ascoli.
Agora, a Copa Itália acompanha a programação do campeonato italiano, que fará pausa para a Copa do Mundo a partir de novembro, e retornará somente em janeiro. Ainda há pendência de horários, mas os duelos já foram confirmados e agendados para a semana de 11 de janeiro de 2023.
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.