A UEFA confirmou e apresentou todas as mudanças previstas para o novo formato da Champions League. Em vídeo publicado nas redes sociais, acompanhado de longo artigo indicando as alterações, a entidade explicou a aplicação do novo regulamento, previsto para entrar em vigor já na temporada 2024-2025.
No mesmo anúncio, a UEFA ainda garantiu que a configuração do torneio será reproduzida também em Europa e Conference League, com apenas algumas adaptações.
De tudo que surge no novo formato, o principal destaque fica pela ampliação do número de times participantes (de 32 para 36), mas especialmente o fim da fase de grupos com 4 times em cada um. A partir do próximo ciclo, a Champions League será transformada em uma liga de 36 clubes, que brigam pelas primeiras posições para avançar para as oitavas de final.
Confira abaixo as principais mudanças no novo formato da Champions League:
36 times
A partir de 2024-2025, a Champions League será disputada por 36 times. Até o momento, o torneio credenciava 32 equipes, distribuindo-as por meio de um sorteio em grupos com 4 em cada.
Fim da fase de grupos
A Champions League não terá mais fase de grupos. Essa tende a ser a principal mudança no novo formato da competição.
Apesar de se tratar de um modelo tipo “liga”, não haverá confrontos entre todos os 36 times entre si. Na verdade, de 2024-2025 em diante, um sorteio determinará 8 adversários aleatórios para cada um dos clubes. Serão 4 jogos em casa e 4 jogos como visitante.
Após a realização dessas partidas, os 36 times terão suas pontuações determinadas no quadro geral. Ou seja, embora nem todos se enfrentem no calendário, a classificação será a mesma para todos os participantes.
As 8 melhores campanhas avançam.
Classificação para as oitavas de final
Uma vez determinados os 8 primeiros colocados, estes estarão automaticamente nas oitavas de final. As outras vagas, no entanto, sairão somente após realização dos playoffs entre os times que ficaram entre as posições 9 e 24.
Já quem ficar no intervalo de 25º a 36º estarão automaticamente eliminados, sem a chance de disputarem Europa League na mesma temporada.
Assista ao vídeo do canal do Golazzo para entender todas as mudanças:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.