O jogo Milan 1×1 Juventus, que aconteceu em 25 de fevereiro de 2012 está na história do futebol italiano como o evento de um dos piores erros de arbitragem.
Na ocasião, o árbitro Paolo Tagliavento não assinalou um gol legítimo de Muntari, para o Milan. A imagem e o vídeo do momento são claros: a bola passou da linha do gol, e a defesa de Buffon não foi suficiente para impedir a vantagem do rossonero.
Contudo, o placar final daquela tarde no San Siro acabou 1×1. Mais tarde, ao fim da temporada, a Juventus seria coroada campeã mais uma vez, 4 pontos à frente do Milan.
8 anos mais tarde, Tagliavento, o árbitro protagonista do lance, concedeu entrevista ao portal Avvenire. Já aposentado da antiga profissão, ele atua como vice-presidente da Ternana, clube da Serie C.
Com 221 jogos apitados na Serie A, hoje Tagliavento revela entender melhor o prejuízo de um erro de arbitragem:
Todo árbitro que apitou em alto nível carrega o rótulo do erro que ele cometeu em sua carreira… Hoje entendo melhor a reação dos jogadores quando protestam pelo erro do árbitro. E
Ao mesmo tempo, não entendo por que em 2020 não é permitido aos árbitros a oportunidade de discutir e justificar suas ações no final da partida. Seria útil, pelo menos, para baixar o tom e não criar “monstros”.
Na Alemanha, o árbitro assiste à coletiva de imprensa há anos após o apito final e responde diretamente ao seu desempenho. Na Itália isso ainda não aconteceu, mas apenas porque muitos acham conveniente explorar o erro, a fim de agitar as ruas e alimentar a polêmica.
Paolo Tagliavento em entrevista ao Avvenire
Na entrevista, Tagliavento também não escapou da pergunta sobre os erros do passado. Em especial, no jogo Milan 1×1 Juventus, de 2012.
Aliás, o próprio ex-árbitro fez questão de relembrar outros ao endossar o coro de aplicação do VAR. Em sua opinião, a tecnologia teria corrigido o erro do jogo no San Siro.
Se eu tivesse aproveitado antes, tenho certeza que o VAR teria evitado os cinco piores erros da minha carreira: como o gol anulado por Muntari, a bola dentro e fora no lance com Buffon no Milan-Juventus (2012) e o gol de impedimento de Matip , não detectado, no playoff da Champions (2013) Schalke04-Basel 2-0 …
Paolo Tagliavento em entrevista ao Avvenire
Relembre abaixo o lance do gol mal anulado do Milan:
Recomendados para você:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.