Formar uma lista de brasileiros que já jogaram o campeonato italiano não é tarefa difícil. Não é preciso ser entusiasta da Serie A, tampouco ter boa memória, para lembrar de 5 a 10 nomes.
Pensando somente nos maiores jogadores da Inter ou do Milan, a menção de Ronaldo Fenômeno e Kaká já ilumina um ranking que seria comum para muita gente.
Por outro lado, levando em consideração os atletas brasileiros famosos, mas que não se deram tão bem na Itália, a lista fica ainda mais ampla. A própria imprensa italiana já fez esse trabalho e lembrou nomes como Diego Cavalieri (ex-Palmeiras, Fluminense e Liverpool) Maicosuel (ex-Cruzeiro, Palmeiras, Botafogo e Udinese) e Vampeta (ex-Flamengo, Corinthians e Inter).
Ao longo de mais de 100 anos de campeonato italiano, os jogadores brasileiros acabaram por pontuar a história da competição de maneira marcante. Para o bem e para o mal. Alguns são lembrados por rebaixamento, porém muitos outros foram eternizados como campeões italianos.
Sabendo de tudo isso, abaixo estão listados brasileiros que jogaram o campeonato italiano. Os critérios obedecidos apontam, em suma, os mais vitoriosos, os menos famosos e os que são conhecidos do público brasileiro, mas que muitos não lembram ou sabem que atuaram no calcio italiano.
Clube: Ascoli e Torino
Ano: 1987 a 1991 (Ascoli) e Torino (1991 a 1993)
Contexto: Embora seja conhecido no Brasil pelas atuações no Corinthians e comentários na Globo, Casagrande tem passagem significativa no Torino, onde venceu a Copa Itália, além da Serie B pelo Ascoli.
Clube: Udinese
Ano: 2012 a 2014
Contexto: No campeonato italiano, Maicosuel é lembrado até hoje por ter defendido a Udinese. Contudo, os motivos não são dos melhores. Em uma disputa de playoffs para ir à Champions League, o brasileiro perdeu um pênalti contra o Braga após tentar uma cavadinha.
Clube: Cagliari
Ano: 2011 a 2013
Contexto: No Brasil, Thiago Ribeiro despontou após ganhar a Libertadores de 2015. Na Itália, defendeu o Cagliari de 2011 a 2013. Depois de lá, retornou ao Brasil para jogar no Santos.
Clube: Udinese
Ano: 1983 a 1985
Contexto: Ano após ano, Zico é homenageado e lembrado pelos torcedores da Udinese. Seguramente, um dos brasileiros mais talentosos a disputar a Serie A. Na sua época, embora não tenha conquistado títulos, rivalizou com o Napoli, de Maradona.
Clube: Udinese, Parma e Milan
Ano: 1996 a 1999 (Udinese), Parma (1999 a 2001) e 2006 (Milan)
Contexto: Ainda falando de Udinese, a lista de brasileiros destaca Marcio Amoroso. Ao todo, foram 6 anos na Itália, com passagens por Parma e Milan. No rossonero, desembarcou após vencer a Libertadores com o São Paulo.
Clube: Inter e Napoli
Ano: 1995 a 1996 (Inter) e 1996 a 1997 (Napoli)
Contexto: O Caio Ribeiro que o torcedor brasileiro se acostumou a ver nos comentários na TV tem um passado na Itália. Por lá, a passagem foi breve, mas defendeu Inter e Napoli.
Clube: Inter
Ano: 1995 a 1996
Contexto: No mesmo período que teve Caio Ribeiro no elenco, a Inter também escalava Roberto Carlos. A temporada na Itália antecedeu a ida para o Real Madrid, onde ficaria 11 anos.
Clube: Inter
Ano: 2000 a 2001
Contexto: Além de defender inúmeros times no Brasil, Vampeta também já jogou na Itália. Foi uma rápida passagem pela Inter, porém, infelizmente para ele, acabou sendo lembrado como uma das piores contratações do time.
Clube: Roma
Ano: 1999 a 2000
Contexto: Entre tantos times brasileiros, Fabio Junior conseguir defender os três principais de Minas Gerais. Na Itália, ficou pouco tempo na capital, vestindo as cores da Roma.
Clube: Juventus
Ano: 2009-2010
Contexto: Diego e Juventus não fizeram um bom “casamento”, e por isso durou pouco. O time não estava bem e o brasileiro também não. Depois de sair da Itália, recuperou o futebol na Espanha, até finalmente chegar no Flamengo.
Clube: Venezia
Ano: 1999
Contexto: Um dos jogadores menos esperados para estar na lista, Tuta (aquele mesmo), teve uma rápida passagem pela Itália, disputando alguns jogos pelo Venezia.
Clube: Roma e Atalanta
Ano: 2014 (Roma) e Atalanta (desde 2015)
Contexto: Rafael Toloi despontou para o futebol no Goiás e, depois de viver temporadas regulares no São Paulo, chegou na Itália vestindo as cores da Roma. Já na temporada seguinte, em 2015, desenvolveu o melhor futebol da carreira na Atalanta. Tanto é que foi naturalizado e convocado para a Azzurra.
Clube: Lecce
Ano: 2009-2010
Contexto: Edinho é nome muito bem conhecido pelo torcedor brasileiro. Por aqui, brilhou no Internacional e ainda defendeu Palmeiras, Fluminense, Grêmio, Coritiba, até chegar ao Vila Nova. Antes de tudo isso, logo depois da passagem pelo colorado, foi à Itália defender o Lecce, mas apenas por uma temporada
Clube: Inter e Milan
Ano: Inter (1997-2002) e Milan (2007-2008)
Contexto: O Fenômeno é até hoje um dos maiores jogadores da história da Inter. Nem mesmo a passagem pelo rival Milan apagou o brilho deixado. No Brasil, tudo começou com as cores do Cruzeiro, onde o tempo foi curto, mas suficiente para chamar atenção do PSV.
Clube: Milan
Ano: 2008-2010
Contexto: Ronaldinho é um dos poucos jogadores do mundo que venceram Champions League e Libertadores. Após fazer tudo o que fez pelo Barcelona, foi à Itália defender o Milan, onde não teve o mesmo sucesso. Desde então, retornou ao Brasil ao assinar com o Flamengo, mas foi no Atlético Mineiro que reencontrou o melhor futebol.
Clube: Udinese
Ano: 2018
Contexto: Vizeu se destacou no mesmo Flamengo que projetou Lucas Paquetá. Sua performance no Rio de Janeiro o levou a assinar com a Udinese. Contudo, sem espaço, acabou emprestado ao Grêmio e, na sequência, ao Ceará.
Clube: Bologna
Ano: 2012-2013
Contexto: O zagueiro Roger Carvalho tem vasta experiência no futebol brasileiro, muito em razão dos clubes que defendeu enquanto jogador emprestado. Na Itália, ficou pouco tempo no Bologna. Ao retornar ao Brasil, foi uma vez mais emprestado ao Fortaleza.
Clube: Udinese
Ano: Desde 2019
Contexto: Após ser projetado e passar 4 temporadas no Bahia, Rodrigo Becão foi parar no CSKA, e chegou à Udinese em 2019. Desde então, é figura carimbada na zaga titular do time.
Clube: Torino e Roma
Ano: Torino (2014 a 2017) e Roma (2016-2017)
Contexto: Bruno Peres passou bons anos no futebol italiano. No Torino, apesar de o time brigar na parte de baixo da tabela, vai ser sempre lembrado pelo “golazzo” marcado no Derby Della Mole. Acabou emprestado à Roma e assim seguiu até chegar no São Paulo e no Sport.
Clube: Milan
Ano: 2003-2009 e 2013-2014
Contexto: Por tudo que fez com a camisa do Milan, Kaká é até hoje um dos maiores jogadores do time. Foram duas passagens, sendo a primeira mais marcante e brilhante. Antes de tudo isso, fez sucesso também no São Paulo, clube que o revelou.
Clube: Fiorentina e Napoli
Ano: Fiorentina (1998-1999) e Napoli (2001)
Contexto: Edmundo é um dos poucos jogadores brasileiros que fez sucesso com mais de uma camisa no futebol brasileiro. Tudo começou (e foi marcante) no Vasco, clube que defendeu em diversas fases da carreira. Na Itália, jogou na Fiorentina de Rui Costa e Batistuta, e também passou rapidamente pelo Napoli.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…