Os títulos do Bologna fazem do clube um dos mais históricos, importantes e representativos do campeonato italiano. É bem verdade que o time principal não levanta uma taça há muito tempo. Contudo, nada muda o fato.
Nesse sentido, de contar com grandes times, que já venceram a Serie A algumas vezes, o italiano é bem parecido com o brasileiro. É claro que o Bologna não chega perto do número de taças de Juventus, Inter e Milan, mas como dizem no Brasil: o campeonato italiano não começou nos anos 2000.
Muitos desconhecem, mas o Bologna possui mais scudetti do que Roma e Lazio juntos. Na Copa Itália, mais um par de troféus elevam ainda mais o prestígio do time da Emilia-Romagna.
Como todo time italiano (com exceção da Inter), o clube rossoblù também passou alguns anos na Serie B – e até na C. Contudo, o período foi breve e acabou de vez em 2014.
Os principais títulos do Bologna são:
O Bologna possui 7 títulos do campeonato italiano. O último foi conquistado em 1963-1964.
Saiba mais
O Bologna tem 2 títulos da Copa Itália. O par de taças presente na sala de troféus foi conquistado na década de 70.
Saiba mais
Em sua história, o Bologna conquistou o acesso para a primeira divisão em 4 oportunidades, duas vezes com o título.
Saiba mais
O Bologna tem 7 títulos do campeonato italiano. O clube está na parte de cima do ranking dos maiores campeões da Serie A, ainda que a quantidade de taças não chegue nos números da Juventus, por exemplo.
O clube foi fundado em 3 de outubro de 1909. O nascimento do Bologna Football Club, que, a exemplo do Genoa Cricket And Football Club, também carrega origem do nome em inglês, está diretamente conectado ao Real Madrid.
Em 2019, os clubes até agendaram um amistoso para celebrar a “irmandade”. A conexão é explicada pelo sobrenome Bernabeu. Do lado espanhol, Santiago, lendário presidente do clube. Do lado italiano, Antonio, um dos fundadores do Bologna.
Ao clube, desde o nascimento, foram necessários 15 anos para erguer o primeiro scudetto. Ainda que, já na temporada 1920-1921, o Bologna tenha batido na trave e perdido a final para a Pro-Vercelli.
Contudo, em 1924-1925 o primeiro título do campeonato italiano foi conquistado, já com Angiolino Schiavio no elenco. Até hoje, o jogador ainda é o maior artilheiro da história do Bologna, com 242 gols.
Na década seguinte, nos anos 30, o clube conquistaria mais 3 scudetti, sendo o mais especial o bicampeonato 1935-1936 e 1936-1937. No período, aliás, a Itália também venceu sua primeira Copa do Mundo, com a colaboração de Schiavio.
No pós-guerra, e até os dias atuais, o Bologna conquistou o campeonato italiano apenas mais uma vez. Portanto, o seu último scudetto. O troféu foi erguido na temporada 1963-1964.
A taça daquele ano é conhecida até hoje pelo embróglio envolvendo o próprio clube rossoblù. No meio da temporada, 5 jogadores do Bologna (Pavinato, Fogli, Tumburus, Perani e Pascutti) foram pegos no exame antidoping. Consequentemente, o clube foi penalizado com a perda de 3 pontos.
Depois de muita luta extracampo, as contraprovas inocentaram os jogadores e o próprio clube. Por tabela, os 3 pontos foram devolvidos ao Bologna, que, mais tarde, empataria em pontos com a Inter.
Naquela temporada, pela primeira vez na história do campeonato italiano, a decisão do título aconteceu por meio de playoffs. Depois de 23 anos, o Bologna se tornou campeão italiano, o 7º e último troféu.
Campeonato italiano: 1924-1925, 1928-1929, 1935-1936, 1936-1937, 1938-1939, 1940-1941, 1963-1964
O Bologna tem 2 títulos da Copa Itália. Ambas as taças foram conquistadas na década de 70, período que deu sequência aos títulos no campeonato italiano.
Na competição, o Bologna nunca teve grandes campanhas. Claro, com exceção dos anos de campeão.
O primeiro título da Copa Itália foi assegurado na temporada 1969-1970. Naquela época, o regulamento do torneio distribuía todos os participantes em 9 grupos com 4 times em cada. O rossoblù liderou o seu e eliminou Cesena, Modena e Reggiana.
Na sequência, o time superou a Juventus em uma espécie de quartas-de-final, para uma vez mais formar e vencer um grupo com os 3 vivos na competição: Torino, Cagliari e Varese.
Três anos mais tarde: veio o bicampeonato.
Desta vez, as regras da competição tiveram uma pequena mudança. Depois da fase inicial com vários grupos, um segundo turno separou dois blocos. Um com Bologna, Inter, Milan e Atalanta. E o outro com Palermo, Cesena, Juventus e Lazio.
A inesperada final colocou o rosanero da Sicilia e o rossoblù frente à frente. Depois do empate em 1×1, o Bologna ficou com o título ao se sair melhor nos pênaltis.
Copa Itália: 1969-1970, 1973-1974
O Bologna possui 2 títulos do campeonato italiano Serie B. O clube caiu para a segundona quatro vezes em toda a sua história, e regressou à elite com o título um par de vezes: 1987-1988 e 1995-1996.
O ano de 1982 é especial para o futebol italiano. Especialmente pelo título da Itália na Copa do Mundo. No campeonato nacional, foi também o ano que o Bologna revelou uma das principais joias: Roberto Mancini, que mais tarde conquistaria títulos importantes na Sampdoria.
Contudo, o mesmo ano marcou também a primeira vez que o clube caiu para a Serie B do italiano. Aliás, foram duas quedas, pois o Bologna mal estreou na segunda divisão e já foi para a Serie C logo na sequência. O período foi, disparado, o pior da história do clube.
O retorno do Bologna à Serie A, todavia, aconteceu com o título na temporada 1987-1988.
O problema é que, apenas dois anos mais tarde o clube regressou à Serie B. A péssima campanha na temporada 1990-1991 foi selada com a última posição do campeonato. Não bastando, voltou a repetir a performance nada virtuosa e foi à Serie C mais uma vez.
Entretanto, desta vez, o baque foi profundo e ecoa até hoje. Afinal, o Bologna declarou falência. “O Bologna não joga mais no paraíso”, é o que dizia a manchete do La Repubblica daquele ano. O clube não conseguiu resolver os problemas financeiros, teve uma possível venda negada e acabou, de fato, falindo.
A exemplo de outros times italianos, ele também selecionou um novo nome (Bologna Football Club 1909) e ressurgiu da Serie C. Dois anos mais tarde, ele já estaria na primeira divisão, conquistando o último acesso com a taça da Serie B 1995-1996.
Campeonato italiano Serie B: 1987-1988, 1995-1996
Há muita discussão sobre os títulos internacionais do Bologna. Na ótica do próprio clube, e até mesmo do Wikipedia, muitas taças conquistadas ao longo dos anos são consideradas internacionais.
O problema é que quase nenhum desses troféus são versões atuais ou antigas de Europa League e Champions League, por exemplo.
Um desses torneios foi Copa da Europa Central, do qual o Bologna venceu três vezes: 1932, 1934, 1961. Ela foi disputada entre 1927 e 1992.
No albo d’oro do rossoblù ainda constam troféus da Copa Itália-Inglesa e do Torneio Internacional Expo Universal de Paris.
Contudo, de todos esses, o único que chega a ter o selo UEFA de verdade é a Copa Intertoto, vencida em 1998.
O tal torneio foi disputado entre os anos 1995 e 2008. O regulamento convocava times da principais ligas da Europa, mas somente aqueles que ficaram na parte intermediária das tabelas, depois da zona de Copa UEFA (atual Europa League).
Na edição conquistada pelo Bologna, 42 times estavam na disputa. As fases eram todas eliminatórias, com jogos de ida e volta. O curioso é que a edição chamou de “campeão” três times simultaneamente: o próprio Bologna e também Valência e Werder Bremen.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…