No campeonato italiano, 3 times são rebaixados da primeira para a segunda divisão ao final de cada temporada. Os clubes com as piores pontuações são enviados automaticamente para a Serie B.
Ao final da Serie B de cada temporada do campeonato italiano, 3 times sobem para a primeira divisão. O campeão e o vice vão de forma automática, enquanto o terceiro pode passar pelos playoffs.
Os playoffs do campeonato italiano é o nome dado ao meio utilizado na Serie B e na Serie C para determinar quais times serão promovidos. Ao final da temporada, as equipes que ficarem na zona de playoffs iniciam um novo mini torneio eliminatório para selecionar o dono da última vaga de acesso.
Os playouts do campeonato italiano servem para determinar quais clubes serão rebaixados da Serie B para a Serie C. Ao final de cada temporada da segunda divisão, os 3 clubes com piores campanhas caem diretamente. A última equipe a cair é determinada por jogos eliminatórios entre os dois que ficaram fora da zona.
Playoff e playout são sistemas de jogo para selar a troca de divisão entre times. O playoff é para determinar quem sobe, enquanto o playout serve para apontar quem conseguirá escapar do rebaixamento.
As regras de rebaixamento do campeonato italiano são bem peculiares. Embora a quantidade de times seja a mesma nas disputas de primeira e segunda divisões, o modo como ocorre a troca de clubes eleitos para cada competição é bem diferente e até mesmo intrigante.
Começando do começo, no meio futebolístico, “rebaixamento” é o nome dado à condenação aplicada às equipes que tiveram as piores campanhas de determinado torneio. Como há quase unanimidade nas principais ligas de futebol da Europa, a pontuação acaba sendo o quesito determinante para sentenciar uma equipe. Ao ser “condenado”, o clube perde o direito de disputar o torneio e “cai” para uma divisão inferior. Em outras palavras, ele é rebaixado.
Por outro lado, sobretudo no futebol italiano, o termo “promoção” passou a ser igualmente relevante. Afinal, ele representa o caminho contrário. Isto é, trata-se do prêmio entregue aos clubes que tiveram as melhores campanhas. Na elite, obviamente não há como existir uma “promoção”. Nas divisões abaixo, todavia, é exatamente o que acontece com as equipes que atingiram pontuação ou zona necessária: elas são promovidas para a divisão superior.
Há um consenso extraoficial que o melhor formato para uma liga de futebol funcionar é aquele dos 20 times, com uma inconsistência sobre o número de rebaixados (3 ou 4). Essa quantidade de clubes é a mais vista em primeiras e segundas divisões ao redor do futebol europeu. Na Itália, a coisa muda de figura nos regulamentos de Serie C e D, o que não quer dizer que as ligas de cima não tenham sua particularidade também.
Aliás, promoção e rebaixamento do campeonato italiano funcionam de maneira absolutamente distinta em cada uma das 4 principais divisões.
No rebaixamento do campeonato italiano, 3 times são enviados para a Serie B. Ou seja, 3 clubes são rebaixados para a segunda divisão.
Como o regulamento do principal torneio de futebol da Itália prevê a participação de 20 equipes ao final de cada temporada, os três últimos colocados (18º, 19º e 20º) perdem o direito de permanecer na elite.
Dentre todos os meios para subir ou cair, o rebaixamento do campeonato italiano Serie A é o mais prático e direto. O principal quesito para apontar os rebaixados é simplesmente o olhar para as piores pontuações. Claro, na possibilidade de paridade de pontos, os eleitos são encontrados após verificação dos critérios de desempate.
Diferentemente das divisões inferiores, não há nenhuma outra possibilidade de selar o rebaixamento. Com exceção dos casos de falência e decisões nos tribunais, as posição 18ª, 19ª e 20ª são sempre reservadas aos rebaixados do campeonato italiano.
Já a promoção do campeonato italiano Serie B para a Serie A acontece por meio de um sistema praticamente único, dificilmente encontrado em torneios de outros países. O mais simples de entender é o número de promovidos: ao final de cada temporada sobem 3 times para o campeonato italiano Serie A.
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que 20 clubes disputam a segunda divisão italiana. No entanto, as similaridades com outras divisões (de cima e de baixo) param por aí. Pois até mesmo o número de promovidos e rebaixados é distinto.
A cada temporada da Serie B, 3 clubes sobem para a Serie A, enquanto 4 clubes caem para a Serie C.
Não há um nome oficial para o sistema, mas fica mais fácil de compreender ao pensar que o campeonato italiano Serie B possui duas temporadas: a regular e a pós-temporada.
A temporada regular é aquela que acontece em 38 rodadas. Cada um dos clubes joga contra todos os demais duas vezes, com uma partida em casa e outra fora. Ao final do ciclo, são calculados os pontos de todas as equipes para fechamento da tabela de classificação.
Feito isso, estão automaticamente promovidos o campeão e o vice. Ou seja, o 1º e o 2º colocados sobem diretamente para a primeira divisão do campeonato italiano.
Depois dos dois eleitos, resta saber quem fica com a última das 3 vagas no campeonato italiano Serie A. Isso quase sempre acontece por meio dos playoffs.
Os playoffs são uma espécie de mini torneio mata-mata que acontece na Serie B do futebol italiano (e também na Serie C), cujo regulamento premia o vencedor com a promoção para a divisão superior.
Via de regra, os times que ficaram na 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª e 8ª posições têm direito de disputar os playoffs. Os envolvidos se enfrentam no torneio eliminatório, beneficiando 3º e 4º com vaga direta na “semifinal”, encerrando posteriormente com uma final de ida e volta. O “campeão” fica com a promoção para a Serie A.
Observação importante: os playoffs nem sempre podem acontecer. Tudo vai depender de como ficou a classificação após a temporada regular. Se a distância do 3º para o 4º colocado for superior a 15 pontos, não haverá playoffs. O 3º na tabela será promovido automaticamente.
No rebaixamento do campeonato italiano Serie B para a Serie C são 4 times que caem de divisão. No entanto, o torneio tem singularidade e emoção bem atípica para quem não está acostumado com o regulamento do calcio. Tudo por causa dos playouts.
Os playouts também são um mini torneio de dois jogos (ida e volta), no qual entram em campo dois times, mas não para subir, e sim para evitar a queda. Na Serie B, os três últimos colocados da temporada regular são enviados diretamente para a terceira divisão, enquanto a última “vaga” sai exatamente dos playouts. Ou seja, quem vencer fica e quem perder cai.
É por isso que a zona de rebaixamento na segunda divisão da Itália parece ser bem maior do que qualquer outro campeonato. Afinal, do 16º ao 20º, todos estão de alguma forma ameaçados pela Serie C, uns diretamente e outros com a chance de escapar via playouts.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
Os jogadores da seleção italiana de futebol fecharam o ano de 2023 com os compromissos…
O Monza disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…