Notícias

Campeonato italiano no FIFA 22 e eFootball 22: os times não licenciados

Assim como acontece quase todo ano, os lançamentos dos principais jogos de futebol para videogame causam polêmica no quesito licenciamento. Os times do campeonato italiano, inclusive, não fogem à regra e tradicionalmente são transformados em grandes pérolas.

O “problema” acontece pela disputa e divisão de licenças entre o FIFA, da EA, e o eFootball (antigo PES), da Konami. A negociação para poder utilizar imagem dos escudos e nomes dos clubes acontece individualmente. Isto é, não basta pagar pela licença da Serie A, é preciso adquirir a liberação de cada equipe.

Nessas condições, cada uma das empresas acabou por obter licença de um bloco de times. Para aquela parte que não há direito de uso de nome e imagem, o jogo “precisa” criar uma versão alternativa, que faça referência ao original, mas com escudo, nome e cores completamente bizarros.

Findadas as negociações para versão 2022, o FIFA ficou com boa parte dos times do campeonato italiano. Já o eFootball até fechou com a Juventus, mas precisou ceder e testar sua criatividade para criar 15 novos e excêntricos clubes da Serie A.

Vamos à lista dos não licenciados do campeonato italiano tanto no FIFA quanto no eFootball.

Times italianos não licenciados no FIFA 22

O FIFA 22 possui ampla cobertura de direitos de exibição, quando falamos de times italianos. O problema para a EA é que são clubes muito relevantes aqueles que ficaram de fora da negociação.



Juventus – Piemonte Calcio

A Juventus no FIFA 22 (Golazzo)


A Juventus se transformou uma vez mais em Piemonte Calcio. O rebatismo não chega a ser novidade, pois edições anteriores do jogo já tinham apresentado a reformulação de nome e escudo. Desta vez, porém, o logo da Juve volta a ser oval, como era antes da modernização feita recentemente.



Roma – Roma FC

A Roma no FIFA 22 (Golazzo)


No FIFA, a Associazione Sportiva Roma é o Roma FC. Das criações bizarras, esta disputa o pódio. O nome chegou a ser mantido, mas cores e escudo do time da capital foram completamente alterados.



Atalanta – Bergamo Calcio

A Atalanta no FIFA 22 (Golazzo)


Outra mudança bem sensível aconteceu com a Atalanta. Normalmente, as fabricantes dos jogos substituem o nome principal da equipe pela sua localização no país. Foi exatamente o que aconteceu com a dea, que atende pelo nome de Bergamo Calcio, com um escudo simples e sem o azul original.



Lazio – Latium

A Lazio no FIFA 22 (Golazzo)


A Lazio não escapou de uma reformulação no FIFA. O time da capital italiano se chama Latium. As cores até foram mantidas, mas o formato do escudo se perdeu, assim como a águia, mascote da biancoceleste, que simplesmente desapareceu.



Times italianos não licenciados no eFootball 22

Ainda que tenha adquirido os direitos de todos os times listados acima, com destaque para a Juventus e a dupla de Roma, a maior parte da Serie A não aparece no eFootball de forma “alternativa”.

O problema, contudo, parece ser maior nas releituras feitas pela Konami. Algumas das equipes aparecem com cores completamente diferentes das originais, além de nomes difíceis de fazer a relação.

A “regra” para o rebatismo parece ter sido a seleção da região a qual o time pertence, seguido das iniciais das cores do mesmo. Por exemplo: Milano RN (rossonero = vermelho e preto), conforme reportou o FootyHeadlines.

Milan – Milano RN

O Milan no eFootball (Golazzo)


O Milan não está disponível no eFootball. Ao menos não como os torcedores do rossonero estão acostumados. Sem a licença necessária, o jogo rebatizou o time como Milano RN. A nova “marca” traz o nome da cidade e as letras iniciais das cores do time (rossonero = vermelho e preto).

O escudo também está completamente diferente, indo do formato aos elementos. A única coisa preservada foram mesmo as cores.



Inter – Lombardia NA

A Inter no eFootball (Golazzo)


A Inter sofreu mudanças ainda mais sensíveis. O nome Lombardia NA pode fazer referência à região no Norte na Itália, mas não é suficiente para remeter ao clube.

O mesmo vale para o escudo, que não só deixou de ser redondo, como também destaca muito mais a cor branca do que os icônicos preto e azul.



Bologna – Bologna RB

O Bologna no eFootball 22 (Golazzo)


O Bologna sofreu uma das piores adaptações no videogame. O nome passou a ser Bologna RB, e as cores tão icônicas do time da Emilia-Romagna foram esquecidas. O tradicional rossoblù deu lugar a um verde e branco sem noção.



Sampdoria – Liguria B

A Samp no eFootball (Golazzo)


A Sampdoria não sofreu tanto quanto o Bologna, mas o processo de adequação também não foi satisfatório. O escudo do Liguria B mudou de formato, removeu o icônico azul e ainda sumiu com a silhueta do marinheiro, mascote da equipe.



Cagliari – Cagliari RB 1920

O Cagliari no eFootball (Golazzo)


No eFootball, o Cagliari se transformou no Cagliari RB 1920, provavelmente utilizando o “S” da Ilha da Sardegna, localização geográfica do time italiano. O número destacado no novo nome do rossoblù faz referência ao ano de fundação do clube.



Sassuolo – Sansagiulo 1922

O Sassuolo no eFootball (Golazzo)


É praticamente impossível encontrar o Sassuolo no game. O neroverde aparece na seleção de times como Sansagiulo 1922, com cores totalmente opostas às originais. Em edições passadas do jogo, o nome já era esse, mas ainda assim é difícil imaginar alguém se acostumando ao Sassuolo alternativo nas cores azul e branco.



Fiorentina – Firenze V

A Fiorentina no eFootball (Golazzo)


Das adaptações, a Fiorentina talvez tenha aquela mais fácil de fazer a associação. A Firenze (nome em italiano de Florença), pelo menos manteve as cores roxa, branca e vermelho.



Spezia – Spremonese

O Spezia no eFootball (Golazzo)


O Spezia é outro caso absurdo de adaptação. É bem verdade que isso é feito de propósito, de modo que o game não sofra sanções pelo uso indevido de imagens. Contudo, nem cores, tampouco o nome de Spremonese, conseguem fazer a mínima referência ao clube da Ligúria.



Genoa – Genova RB

O Genoa no eFootball (Golazzo)


O Genoa perdeu a força do azul nas cores, sem falar do escudo completamente distinto. Todavia, o Genova RB (provavelmente de rossoblù – vermelho e e azul) ainda passa sem críticas mais pesadas, especialmente lembrando outros casos do jogo.



Torino – Torino G

O Torino no eFootball (Golazzo)


Vai ser difícil convencer algum torcedor do Torino a selecionar seu time do coração no eFootball. Por ser homônimo à cidade, a versão virtual pelo menos conseguiu manter o nome. Já o escudo acabou por descartar a cor granata e a substituiu por um constrangedor azul escuro. Fora isso, o mascote deu lugar a um leão injustificável.



Hellas Verona – Verona GB

O Hellas Verona no eFootball (Golazzo)


O Hellas Verona também seguiu a f´órmula básica de adaptação de times italianos. Ou seja, destaque para o nome da região onde o clube está endereçado, somado às iniciais das cores principais em italiano. No caso do Verona GB, é o gialloblù (amarelo e azul).



Udinese – Udine BN

A Udinese no eFootball (Golazzo)


A Udinese também teve seu caminho favorecido na adaptação. Dentre tantas bizarras, o Udine BN não chega a ser tão constrangedor, já que as cores fazem lembrar o original, mesmo com a adição dispensável de um mascote.



Venezia – Venezia ANV

O Venezia no eFootball (Golazzo)


O Venezia talvez tenha recebido a versão mais aceitável no eFootball. Não, o escudo não lembra em nada o original. Porém, a versão do game apresenta a ponte Rialto, um dos pontos turísticos da cidade homônima. No lado negativo do Venezia ANV, a ausência das cores verde e laranja, mas que são indicadas no nome do time (arancioneroverde).



Salernitana – Salerno G

A Salernitana no eFootball (Golazzo)


A Salernitana terá vida difícil também no mundo virtual. O time foi chamado de Salerno G, e também perdeu as cores semelhantes às do Torino. No lugar, aparecem um verde e amarelo, além de um pássaro, que substitui o cavalo marinho.



Empoli – Empoli A

O Empoli no eFootball (Golazzo)


O Empoli foi um dos poucos que não sofreu tanto nessas reproduções sem licença. Ao menos o nome do clube da Toscana não teve muitas mudanças. O problema, de fato, foi o escudo, que manteve o azul, mas em tom diferente, e ainda passou a exibir uma frase “To Azure Blue”. Esquisita.

Comentários

Comentários

Posts recentes

Todas as camisas dos times do campeonato italiano 2024-2025

As camisas dos times do campeonato italiano 2024-2025 já começaram a ser divulgadas pelos clubes,…

20 horas atrás

Com título da Copa Itália e vaga na Champions League, Juventus demite Allegri

A Juventus demitiu o técnico Massimiliano Allegri. O desligamento foi comunicado de maneira oficial pelo…

20 horas atrás

Camisa Bologna Macron 2024-2025: revelada camisa para a Champions League

O Bologna já revelou a camisa que será utilizada na disputa da temporada 2024-2025. O…

1 dia atrás

Camisa Fiorentina Kappa 2024-2025: viola é o 1º clube italiano a oficializar uniforme

A Fiorentina é o primeiro clube a apresentar de maneira oficial a camisa a ser…

1 dia atrás

Títulos da Juventus: veja quantas vezes o time foi campeão

A Juventus é a maior campeã do campeonato italiano e um dos times mais vencedores…

3 dias atrás

Campeões da Copa Itália: veja lista completa dos maiores campeões

A Copa Itália é o segundo torneio mais importante da Itália e, seguramente, o mais…

3 dias atrás