O Star+ é uma plataforma de streaming que oferece transmissão de conteúdos de diversas categorias mediante pagamento de assinatura. No Brasil, as tais “plataformas” acabaram encabeçadas pela chegada do Netflix, que praticamente reformulou o modo de assistir a filmes e séries. Porém, o tempo passou e o universo dos esportes, por exemplo, acabou “entrando na onda” de maneira ainda mais impactante.
Outras áreas do entretenimento também sofreram uma brusca adaptação. As próprias emissoras de televisão rapidamente passaram a levar atrações como novelas e programas de auditório para plataformas próprias de reprodução On Demand. O maior exemplo talvez seja a Globo (canal de TV) e o GShow (plataforma de streaming).
É bem verdade que isso não chega a ser uma novidade. Afinal, o ato de pagar uma assinatura ou mesmo um valor pontual para alugar um filme ou a transmissão de um jogo de futebol em particular já é algo que as empresas oferecem no Brasil há um tempo. Basta lembrar do Premiere, no caso das partidas do campeonato brasileiro, e do Youtube, no serviço dos filmes.
No entanto, a transmissão do campeonato italiano é um excelente exemplo de como as coisas mudaram bruscamente para a exibição de eventos esportivos. Ao contrário de antes, plataformas de streaming como o Star+ retiraram o “poder” de escolha da TV e o colocaram nas mãos do usuário, que determina qual jogo assistirá, e não necessariamente “o jogo da TV”, como antigamente.
Isso não quer dizer que a TV está aposentada. Muito pelo contrário. Até porque, como indicado anteriormente, quase todos os canais de televisão criaram suas plataformas ou se associaram a outras existentes.
Segundo o dicionário de Cambridge, streaming é a atividade de ouvir ou assistir a um vídeo diretamente da internet.
On Demand significa “sob demanda” e, no universo do entretenimento audiovisual, está atrelado ao ato de escolher o que e quando assistir, sem ficar refém de uma programação estabelecida.
O Star+ (se lê Star Plus, em inglês), conforme descrito pela própria empresa, é um serviço de streaming que inclui esportes e eventos ao vivo dos canais ESPN, séries e filmes, produções locais, comédias de animação, entre outros. Porém, embora a descrição seja semelhante a qualquer outro da indústria, há uma pequena diferença, sobretudo para os assinantes do Brasil.
Em fevereiro de 2021, o noticiário brasileiro informava que o canal FOX, até então disponível em praticamente todos os planos mais básicos de TV a cabo, passaria a se chamar Star Brasil. Embora inesperada, a alteração já estava prevista há um tempo e acabou sendo uma das consequências de outra notícia ainda mais chocante, registrada em 2019, momento no qual a Disney comprou a FOX por US$ 71 bilhões.
A aquisição milionária seria apenas o início de um movimento considerável no mercado. Afinal, na sequência foram concretizados os negócios de obtenção da Marvel, da Lucasfilm e da ESPN também. Hoje sabemos que o propósito de toda essa movimentação financeira foi promover a união das principais produções do entretenimento audiovisual em uma plataforma de streaming única e própria: o Star+. Portanto, o Star+ é um serviço do Grupo Disney.
Toda essa história tem apenas um porém: o mercado brasileiro. Em quase todos os outros países, há uma única plataforma para assistir aos conteúdos, seja da indústria cinematográfica ou do universo esportivo. No entanto, no Brasil o cenário é diferente, já que o Disney+ e o Star+ são (ou podem) ser comercializados separadamente. No primeiro, são encontrados principalmente os filmes e séries da Marvel e Star Wars. No segundo, além de produções que originalmente passavam na FOX, há boa parte da grade dos canais ESPN, o que inclui programas de discussão esportiva, jogos ao vivo e documentários.
Aos brasileiros, o Star+ é comercializado separadamente, mas há opções de assinatura conjunta (o famoso combo), que inclui o Disney+.
O melhor meio para entender como o Star+ funciona é pensar em outra plataforma de streaming que já exista no mercado há mais tempo.
Tomemos o Netflix como exemplo. Para ter acesso ao catálogo de filmes, séries e documentários, é preciso fazer a contratação de um plano, criar um login, baixar ou acessar o aplicativo (dependendo do dispositivo) e selecionar algo para assistir. Quase como uma locadora virtual, mas com acesso integral a todos os conteúdos mediante pagamento de assinatura.
No caso do Star+, o funcionamento é exatamente o mesmo. A plataforma pode ser acessada em diversos dispositivos, demandando apenas ter o acesso à internet. Uma vez logado, o usuário deve navegar dentre as opções e selecionar o que deseja assistir – um filme, uma série, um documentário ou evento esportivo. Alguns serviços, como o Prime, oferecem aluguel de conteúdos extras (como filmes que acabaram de sair nos cinemas), mas o Star+ não possui essa opção.
Portanto, o Star+ funciona exatamente como uma plataforma de streaming feito o Netflix ou Disney+. A única diferença no acesso ao catálogo está na contemplação de eventos esportivos. Para esses casos, ou seja, atrações que passam ao vivo, o funcionamento muda ligeiramente.
As plataformas de streaming não acabaram com a audiência da televisão tradicional quando falamos de eventos esportivos, mas mudaram esse hábito de maneira talvez irreversível. A principal alteração que o serviço oferece é a possibilidade de selecionar o que assistir, e não ficar dependente da escolha feita por um canal de TV. Por exemplo: se o jogo mais importante da rodada do campeonato italiano é Milan x Inter, às 16h, mas você deseja assistir a Salernitana x Udinese, que passará às 7h da manhã no domingo, será possível acompanhar a segunda opção, e não obrigatoriamente a primeira. Claro, desde que a competição esteja disponível no catálogo.
A única diferença quando falamos de eventos esportivos é que, embora o usuário possa determinar o que prefere assistir (podendo pausar ou até voltar alguns segundos), ainda é preciso acessar a plataforma em questão na hora do jogo, caso queira assistir à partida ao vivo. Nesse sentido, a experiência é quase a mesma de assistir a um jogo de futebol na televisão, com a exceção da vantagem de poder voltar alguns segundos, caso acesse a um duelo em andamento, ou acompanhar a reprise integral, se a partida já foi encerrada.
Mas o que é preciso fazer para assistir a um jogo de futebol no Star+?
Por se tratar de uma plataforma de streaming, primeiramente é preciso ter uma assinatura ativa no serviço (com ou sem o Disney+). Uma vez feita a contratação e criação de login, basta seguir um dos dois caminhos:
O Star+ pode ser acessado em qualquer navegador na internet (por meio do endereço starplus.com/pt-br) ou nos aplicativos para celulares e TVs. O procedimento para encontrar e assistir aos jogos de futebol é o mesmo em todas as opções.
Ao adquirir a ESPN, o Grupo Disney foi além e somou a essa contratação a aquisição de direitos de imagens de diversos campeonatos de futebol, alguns com exclusividade.
Por exemplo: o campeonato italiano passa inteiramente no Star+ e somente algumas partidas são exibidas também na ESPN. Ao todo são 380 jogos em toda a temporada (10 jogos ao longo de 38 rodadas da Serie A). A única observação é que, dependendo do “apelo” do evento, pode não haver narração em português, ficando disponível somente versões em inglês ou italiano.
Os campeonatos de futebol que estão no catálogo do Star+ são:
Dentre os outros esportes, o catálogo inclui também:
Tênis
Beisebol
Basquete
Futebol Americano
Lutas
Golfe
Esportes a motor
Rúgbi
Hóquei
Ciclismo
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…