A camisa da Itália com a Adidas foi finalmente revelada para o público. Depois de praticamente um ano de expectativa desde a oficialização da parceria entre seleção e fornecedora esportiva, o mais novo uniforme da Squadra Azzurra está definido.
A apresentação é o segundo passo de uma enorme transformação pela qual a Itália está passando. Seja pelo desastre de não ir à Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva ou por qualquer outro motivo, a identidade visual da seleção italiana está bem diferente. Tudo começou com a divulgação do novo escudo, que foi redesenhado e difundido logo nas primeiras horas de 2023, ainda durante as festas de Ano Novo.
A propósito, algo semelhante aconteceu com a nova camisa da Adidas. Bem antes do lançamento, imagens das versões azul e branca já circulavam em alguns vazamentos sem confirmação. No caso do logotipo, a essência acabou sendo a mesma, mas os vazamentos não se confirmaram 100%.
Após 19 anos, Itália e Puma não serão mais parceiras no universo do futebol internacional, um dos contratos mais icônicos e conhecidos, talvez comparável com a associação entre Brasil e Nike.
A primeira vez que a Azzurra vestiu Puma foi em 2003. Naquele momento, a fornecedora esportiva assumiu o lugar da Kappa, que vinha associada às boas campanhas em Copa do Mundo e Euro, mas sem títulos. Pois a mais nova cooperação firmada acabou promovendo o início do último e mais recente ciclo de vitórias da Itália.
Em 2006, mesmo em meio a todos os problemas causados pela investigação, descoberta e punição do Calciopoli, a seleção voltou a vencer uma Copa do Mundo. A camisa produzida para aquela edição do mundial, aliás, é vista como uma das mais belas da Itália de todos os tempos.
Algum tempo se passou, a Squadra Azzurra ficou de fora da Copa do Mundo 2018, mas conseguiu recuperar o prestígio, ainda que momentaneamente, em 2020. Não inclusa no grupo de favoritas, a equipe de Roberto Mancini conquistou o título da Eurocopa, que acabou acontecendo em 2021 por causa da pandemia. A segunda taça mais importante da era Puma. Ao longo da história, a Itália já teve camisas produzidas por Nike, Diadora e outras marcas já citadas. No entanto, a parceria com a Puma foi a mais duradoura de todas, com 19 anos.
Agora, os torcedores vivem a expectativa da estreia e campanhas com a nova camisa da Adidas. Em 2023, o principal compromisso da Itália serão as eliminatórias para a Euro 2024.
Confira abaixo as fotos da nova camisa da Itália com a Adidas:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…