O campeonato italiano Serie B 2022-2023 realiza todos os compromissos da última rodada da temporada regular em apenas um dia. O desfecho da primeira parte da segunda divisão será apresentado nesta sexta-feira, 19 de maio, com absolutamente todos os 20 times em campo.
Quem não está acostumado pode se espantar com o termo “temporada regular”. Sim, no calendário da Serie B resta somente a 38ª das 38 rodadas previstas. No entanto, há muita coisa em disputa após o fechamento da programação desta sexta-feira. Isso acontece porque, especialmente nesta competição, há coisas que são definidas somente após as 38 rodadas.
Não é sempre que ocorre, mas normalmente o pós-temporada da segunda divisão do campeonato italiano é preenchido por playoffs e playouts. Isto é, os clubes que não conquistaram o acesso para a Serie A e não escaparam do rebaixamento automático têm uma chance a mais de atingir o objetivo. Pensando na promoção, normalmente sobem dois times diretamente. Já na questão da queda para a Serie C, três equipes são condenadas imediatamente.
É por isso que, embora representem o fechamento de parte relevante da temporada, os próprios placares de determinados jogos vão definir o que e como acontecerá a pós-temporada.
Dois dos três promovidos para a Serie A já foram conhecidos há algum tempo. O primeiro deles é o Frosinone, já campeão italiano da Serie B 2022-2023. O clube treinado por Fabio Grosso, campeão com a Itália em 2006, liderou boa parte do campeonato, mas garantiu a primeira colocação somente na rodada anterior, exatamente após vencer o Genoa em casa.
O segundo promovido é precisamente o Genoa, de Alberto Gilardino, também integrante daquela Azzurra de 2006. Apesar de não ficar com o título, o rossoblù assegurou o retorno à elite do futebol italiano depois de passar apenas um ano na segundona. Mesmo assim, a equipe segue como uma das maiores campeãs do campeonato italiano Serie B.
Mesmo com 3 pontos ainda em disputa, SPAL e Benevento não possuem mais chances de escapar do rebaixamento. Aliás, por falar na geração da Itália de 2006, os times tiveram De Rossi e Cannavaro como treinadores (respectivamente) em parte da temporada, mas ambos acabaram demitidos.
No regulamento, após 38 rodadas os três últimos colocados (20º, 19º e 18º) são enviados diretamente para a terceira divisão. Já os ocupantes das 17ª e 16ª colocações disputam para ver quem sobrevive e quem também é condenado ao rebaixamento.
Independente do que aconteça na última rodada, a distância do 3º para o 4º não chegará a 15 pontos. Isso significa que será preciso realizar os playoffs.
No caso, são eleitos para um minitorneio mata-mata os times que ficaram entre as 3ª e 8ª colocações. Antes da bola rolar para a 38ª rodada, a classificação está assim:
3º Bari – 65 pontos
4º Südtirol – 58 pontos
5º Parma – 57 pontos
6º Cagliari – 57 pontos
7º Venezia – 49 pontos
8º Palermo – 48 pontos
(Em destaque acima os times que iriam para os playoffs)
9º Pisa – 47 pontos
10º Reggina – 47 pontos
11º Ascoli – 47 pontos
12º Como – 46 pontos
Bari, Südtirol, Parma e Cagliari não podem mais ser ultrapassados e já estão garantidos nos playoffs. Portanto, restam apenas mais duas vagas, com 6 candidatos ainda sonhando com a possibilidade.
No regulamento, 3º e 4º colocados entram diretamente na semifinal (sempre decidindo em casa), enquanto os demais iniciam nas quartas.
Como SPAL e Benevento já estão rebaixados, resta apenas uma vaga a ser preenchida na parte de baixo da tabela para queda direta para a Serie C. Além dela, também é necessário desenhar os dois clubes que disputarão os playouts para saber quem vai e quem fica.
Antes da bola rolar para a 38ª rodada, a classificação está assim:
14º Ternana – 43 pontos
15º Cittadella – 42 pontos
16º Cosenza – 40 pontos
17º Brescia – 39 pontos
(Em destaque acima os times que iriam para os playouts)
18º Perugia – 36 pontos
19º SPAL – 35 pontos
20º Benevento – 35 pontos
Pensando no rebaixamento direto, apenas Brescia e Perugia “devem se preocupar”. Ou seja, quem ocupar a 18ª posição ao fim da rodada já estará condenado.
Agora pensando nos playouts, Ternana, Cittadella e Cosenza precisam somar pontos para evitar permanecer nas 17ª e 18ª colocações. Os dois clubes que fecharem a temporada regular nessas condições se enfrentarão em dois jogos. O vencedor fica na Serie B e o perdedor vai para a Serie C.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…