O Ministério Público Federal da Itália concluiu as investigações sobre o caso de possível omissão de testes positivos de jogadores da Lazio. Todo o relato do processo foi publicado pela própria federação italiana de futebol. Veja aqui.
Desde o início da averiguação, em outubro de 2020, o presidente do clube, Claudio Lotito, bem como outros dois médicos (Pulcini e Rodia), se tornaram alvo da procuradoria.
Tendo conhecimento disso, o mandatário biancoceleste chegou a solicitar audiência para apresentação de defesa, mas foi negada. Portanto, não houve possibilidade de acordo judicial.
As investigações começaram após eventos entre os dias 4 e 8 de novembro de 2020.
No dia 4 de novembro, a Lazio foi à Russia enfrentar o Zenit pela fase de grupos da Champions League. Na ocasião, três jogadores (Immobile, Lucas Leiva e Strakosha) ficaram de fora após testarem positivo.
Contudo, em 8 de novembro, 4 dias mais tarde, os três foram liberados para atuarem contra a Juventus pelo campeonato italiano. De acordo com o médico do clube, a contestação da disparidade entre os testes, ainda que em pouco intervalo de tempo, “não tem sentido”.
Desde então, a Lazio entrou na mira da procuradoria e agora, com a finalização das investigações, está sofrendo as acusações.
A nota emitida pela federação italiana de futebol diz que a Lazio “violou o art. 4º, § 1º, da CGS, do art. 44, parágrafo 1, do N.O.I.F., dos Protocolos de Saúde FIGC, bem como as disposições da C.U. n. 78 / A FIGC de 1 de setembro de 2020 em caso de ‘Falha conformidade com os protocolos de saúde'”.
O documento cita o presidente da Lazio por não cumprir ou deixar de monitorar as questões de saúde. E mais:
Conforme aponta o artigo do Corriere Dello Sport, há um leque de possibilidades de punições para a Lazio.
A começar por Lotito, que pode perder o cargo de representante na liga italiana. A instituição decide, entre tantas coisas, quais empresas de mídia farão a transmissão do futebol italiano, por exemplo.
Quanto ao clube em si, o problema pode ser ainda maior. A pior pena possível é o rebaixamento imediato da Lazio para a Serie B.
Na melhor das hipóteses, a equipe seria declarada derrotada nos jogos contra Torino (vitória) e Juventus (empate) por 3×0. Além de perda de pontos.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…