O campeonato italiano Serie B voltou a chamar atenção, e novamente por um motivo bizarro. Tudo porque um torcedor do Foggia protagonizou o milagre do ano (ou a maior sacanagem de todas).
O fato aconteceu no jogo Foggia x Cesena, destaque na rodada da segunda divisão do italiano. A partida aconteceu em março de 2018 e reuniu bom público no estádio Pino Zaccheria, casa do Foggia.
O público local se preparava para o início da partida quando uma cena chamou atenção nas escadas para a arquibancada. Um torcedor do Foggia, se deslocando usando uma cadeira de rodas, se aproximou da área da tribuna e, simplesmente, se levantou e subiu as escadas. O espanto foi tamanho que a própria torcida do time da casa filmou o ocorrido e publicou na internet. Confira ao final deste artigo.
Em sua sequência infinita de excentricidade, a Serie B traz esse fato após o inacreditável furto no vestiário do Perugia, em pleno jogo.
Conforme apontou o Sky Sports da Itália, o homem da cadeira de rodas não foi identificado, mas claramente não possuía qualquer deficiência. Tanto que o próprio Foggia se sentiu na obrigação de emitir um comunicado condenando fortemente a atitude:
“[…] episódio extremamente ofensivo para aqueles que vivem a verdadeira deficiência diariamente. Faremos de tudo para identificar e denunciar o protagonista deste gesto tão desqualificado.”
Ainda de acordo com o jornal italiano, o Telefoggia, um periódico local, teria encontrado o rapaz e a explicação para o fato.
Antes de qualquer julgamento, é bom lembrarmos de um fato semelhante ocorrido no Brasil. Nos estádios mais modernos, nos quais há espaço reservado para cadeirantes, houve muitos flagrantes dessas pessoas em pé. Porém, como já é de conhecimento, (algumas) pessoas com deficiência são capazes, sim, de ficar em pé, seja por alguns segundos ou minutos. Muitos até utilizam a própria cadeira como apoio.
O caso do torcedor do Foggia foi diferente. Como dá pra ver nas imagens, ele claramente não se encaixa no exemplo descrito acima. Como desvendou o Telefoggia, ele acompanhava um amigo cadeirante e apenas se locomoveu sentado, ao invés de empurrá-la:
“No dia do jogo, eu acompanhei um amigo cadeirante. Eu vi que a cadeira estacionada tinha se movido, então eu desci e, ao invés de empurrá-la, sentei e a trouxe assim. Decidi falar porque estou com vergonha. Peço desculpas ao time e às pessoas com deficiência.”, declarou o homem envolvido no “milagre”.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Noruega venceu a Moldávia por 11x1 na rodada 6 das Eliminatórias Europeias da Copa…
A Itália venceu Israel num jogo de 9 gols em nova rodada das Eliminatórias Europeias…
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Os jogos da seleção italiana de futebol em 2024 estão praticamente concentrados na eliminatórias europeias…
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Gianluca Scamacca foi cortado da convocação da seleção italiana. A informação foi confirmada pela própria…