O scudetto é o símbolo e o troféu do campeonato italiano de futebol (Reprodução / Facebook Napoli)
Os maiores campeões do campeonato italiano são Juventus (36 títulos), Inter (20 títulos) e Milan (19 títulos).
A Juventus é o time que mais venceu o campeonato italiano. Foram 36 títulos no total, sendo a única equipe a ostentar mais de 3 dezenas de scudetti, quase o dobro do que o segundo e terceiro colocados. O clube, porém, defende que possui 38 títulos do campeonato italiano, desconsiderando as duas taças que foram removidas pela federação italiana em 2004-2005 e 2005-2006.
O primeiro campeão do campeonato italiano foi o Genoa. A primeira edição do torneio aconteceu em 1898 e foi disputada por 4 times em apenas um dia.
O atual campeão do campeonato italiano é o Napoli, que venceu a Serie A 2024-2025.
Os maiores campeões do campeonato italiano são:
O campeonato italiano, também conhecido pelo nome oficial de Serie A, corresponde à principal competição de futebol da Itália, uma das principais de toda a Europa.
A primeira edição da liga já aconteceu há mais de 120 anos. A propósito, o ano de 1898 marcou a realização do primeiro campeonato italiano, mas também da fundação da federação italiana de futebol. Entretanto, conhecer os times vitoriosos desde a primeira década da Serie A italiana é importantíssimo para entender como o futebol se desenvolveu na Itália.
Do que foi visto e promovido no dia 8 de maio de 1898, em Turim, praticamente tudo mudou. A primeira edição do torneio envolveu apenas quatro times e elegeu o campeão em questão de horas de um único dia.
Atualmente, seguindo exemplos de praticamente todas as ligas de futebol no mundo, o campeonato italiano é disputado entre 20 equipes em turnos de ida e volta, somando 38 rodadas, com todos enfrentando todos duas vezes, uma em casa e uma fora.
De qualquer forma, mesmo com graves impasses nas duas primeiras décadas de campeonato italiano, chegando até à criação de uma competição paralela, a Serie A considera o título de 1898 como o primeiro para contar e listar os maiores campeões italianos, ainda que seus “livros oficiais” registrem somente o que ocorreu a partir de 1921-1922.
A FIGC (federação italiana de futebol) desempenha na Itália o mesmo papel da CBF no Brasil. Assim como no campeonato brasileiro houve o reconhecimento de torneios antigos para atualização do ranking de maiores vencedores, a FIGC fez algo semelhante para “ficar de bem com todos” após a crise do futebol italiano de 1921-1922.
Na Itália, há uma clara divisão entre costumes, cultura, orientações políticas e preferências futebolísticas entre Norte e Sul. Essa divisão é tão inserida no território italiano que as primeiras discussões e desentendimentos aconteceram já na segunda década após a criação do campeonato italiano de futebol.
O ponto central da discussão é que, ao passo que a popularidade do esporte explodia no início dos anos 1900, mais e mais clubes se inscreviam para participar daquela que se tornaria a Serie A. Esse movimento gerou dois grupos antagônicos:
O impasse acabou se tornando uma crise, que, por sua vez, resultou numa cisão da elite do futebol italiano. Nem mesmo as assembleias convocadas foram capazes de encontrar um desfecho que agradasse a todos.
Por um lado, “os 24 do Norte” decidiram fundar a própria liga, fruto da criação de uma nova entidade esportiva, a Confederazione Calcistica Italiana (CCI), com sede em Milão. Por outro, o restante da Itália manteve a estrutura da liga anteriormente estabelecida, e é por isso que em 1921-1922 o campeonato italiano teve dois campeões: a Novese e a Pro Vercelli (CCI).
O acordo entre todos foi definido somente durante o andamento da temporada 1922-1923, quando surgiu a primeira versão da liga italiana, com o sistema de divisões. Nos dias de hoje, a Serie C e a Serie D da Itália são disputadas em grupos de regiões próximas, algo inserido exatamente durante a proposta de unificação das entidades.
Em 1921-1922, a Novese foi a campeã oficial, mas, posteriormente, a Pro Vercelli também teve o título da CCI reconhecido.
O Genoa é o primeiro campeão italiano. A própria fundação do clube, um dos mais antigos do futebol mundial, se confunde com o início da Serie A. O rossoblù, aliás, nasceu antes mesmo da própria liga: o time em 7 de setembro de 1893 e o campeonato em 1898.
O clube se orgulha de ter um museu com documentos e fotos que documentam não somente a própria história, mas o nascimento e trajetória do futebol em território italiano. As informações disponibilizadas pelo Genoa revelam acontecimentos históricos, como o primeiro amistoso de futebol da Itália e a fundação da primeira versão da federação, ambos em 1898.
A primeira edição do campeonato italiano teve um formato completamente diferente do visto hoje em dia. Pra começar, todo o torneio foi realizado em apenas um dia, 8 de maio de 1898, em Turim, com apenas 4 participantes:
O Genoa foi o único clube que não tinha Turim como sua sede e, coincidência ou não, de todos os envolvidos na primeira disputa da história, ele é o único que segue em atividade até hoje.
O quadrangular foi organizado em duas semifinais de jogos únicos:
Conforme o reportado pelo Sky Sports, os duelos foram separados por questões de 2 horas, sendo a abertura registrada às 9h da manhã e a segunda semifinal às 11h.
Na grande final, o Genoa precisou da prorrogação para bater a Internazionale Torino por 2×1, com gol do inglês Norman Victor Leaver, um dos artilheiros da competição com 2 gols. Todas as partidas foram acompanhadas por cerca de 100 torcedores no Velodromo Umberto.
A coroação acabou sendo apenas o primeiro capítulo de uma história pontuada por muitas conquistas. Das 10 primeiras edições do campeonato italiano, o Genoa foi o campeão 6 vezes.
Depois dessa fase brilhante, no entanto, a equipe foi vencer novamente o italiano somente nos anos 1914-1915, e posteriormente entre 1922 e 1924.
A Juventus é a maior campeã italiana com 36 títulos. Com mais de três dezenas de scudetti, os bianconeri estão isolados na liderança do ranking do campeonato italiano, contra as 20 taças da Inter e as 19 do Milan.
Considerando apenas conquistas nacionais, a Juventus é também a maior vencedora do futebol italiano. A vecchia signora está no topo de conquistas da Copa Itália (15) e da Supercopa da Itália (9).
Embora tenha sido fundada em 1897, um ano antes da primeira edição do campeonato italiano, a Juventus participou da Serie A pela primeira vez somente em 1900. Da estreia até a conquista do primeiro título, foram necessárias apenas 5 temporadas, período cujo desfecho foi o scudetto de 1905 – o clube liderou o triangular final com Genoa e Milanese.
A caminhada até os quase 40 troféus do campeonato italiano passou por mudanças nos regulamentos da competição, pelo polêmico começo das transferências de jogadores entre equipes e por eventos marcantes. Um desses eventos aconteceu em 1957-1958, quando a Juve se tornou o primeiro time a conquistar 10 títulos do campeonato italiano. Daí em diante, os bianconeri nunca mais ficaram para trás no ranking de maiores campeões.
A segunda dezena de scudetti, sacramentada em 1981-1982, foi igualmente especial, mas talvez ainda fique atrás do momento no qual a vecchia signora atingiu o número de 30 troféus. O feito foi registrado em 2013-2014, quando, ao fim da Serie A, a Juventus somou incríveis 102 pontos. Além de ser a única em todo o futebol italiano a atingir a façanha de colecionar 30 taças, a conquista também foi um marco na trajetória de obtenção de 9 títulos seguidos, entre as temporadas 2011-2012 e 2019-2020.
A Serie A diz que a Juventus foi campeã italiana 36 vezes, mas o clube considera 38 troféus. Isso acontece porque, na contagem oficial, não são levados em conta os títulos das temporadas 2004-2005 e 2005-2006 em razão do Calciopoli.
O Calciopoli foi o escândalo do futebol italiano, ocorrido entre 2004 e 2006, no qual diretores de times de futebol faziam pressão em árbitros para obtenção de vantagens, sejam resultados diretos ou cartões amarelos, vermelhos etc.
“Em campo”, como os próprios torcedores da Juve costumam dizer, o clube venceu os campeonatos italianos 2004-2005 e 2005-2006. No entanto, a pena mais pesada dentre todos os envolvidos acabou sendo aplicada exatamente à Juventus, que perdeu os dois títulos (o primeiro foi revogado e o segundo redirecionado para a Inter, segunda colocada) e ainda foi rebaixada para a segunda divisão.
Embora tenha aceitado a sentença e disputado (e vencido) a segunda divisão de 2006-2007, a Juventus contabiliza oficialmente em seu site os 38 scudetti, enquanto a Lega A exibe os 36 em seu ranking.
Na Itália, os times que vencerem o campeonato italiano 10 vezes podem estampar uma estrela dourada acima dos seus escudos. De todos os clubes existentes, apenas três possuem a customização no emblema:
A regra, no entanto, é particular da Itália. Em outros países, as estrelas são utilizadas de maneira similar, mas a conta é diferente. Por exemplo, na Alemanha, o time ganha a primeira estrela após 3 títulos. Depois, duas a cada cinco. Depois, 3 a cada 10 e assim por diante.
No campeonato italiano, a tradição foi iniciada justamente pela Juventus. Ao vencer seu 10º scudetto, em 1958, o juventino Umberto Agnelli tomou a liberdade de personalizar o escudo do clube com uma estrela. E assim nasceu a tradição, que em 1958 foi adotada e oficializada pela própria federação italiana.
A segunda estrela foi estampada no escudo bianconero ao fim da temporada 1981-1982, quando o 20º scudetto foi assegurado. A Juve também foi o primeiro time a atingir as duas dezenas de títulos do campeonato italiano. O ineditismo foi o mesmo na terceira vez, mas com uma observação: na contagem do clube, o 30º troféu da Serie A aconteceu exatamente na polêmica temporada do Calciopoli. Acreditando ter o direito de fazer a alteração no emblema, a Juventus assim o fez, mas precisou desfazê-la após punição da Lega A. No final das contas, a terceira estrela acabou aparecendo acima do brasão somente com o título de 2013-2014.
Inter e Milan chegaram a ostentar 19 títulos do campeonato italiano simultaneamente, iniciando, portanto, uma disputa particular pela segunda estrela. Na temporada 2023-2024, os nerazzurri ficaram com o título e se tornaram o segundo time a exibir duas estrelas douradas acima do escudo.
Dentre os demais clubes italianos, o Genoa é um dos mais próximos de adquirir sua própria e primeira estrela, ainda que não vença o scudetto há mais de 100 anos. O rossoblù possui 9 taças da Serie A, restando apenas 1 para chegar lá.
CLUBE | TÍTULOS |
---|---|
Juventus | 36 |
Inter | 20 |
Milan | 19 |
Genoa | 9 |
Pro Vercelli | 7 |
Bologna | 7 |
Torino | 7 |
Napoli | 4 |
Roma | 3 |
Fiorentina | 2 |
Lazio | 2 |
Casale | 1 |
Novese | 1 |
Cagliari | 1 |
Hellas Verona | 1 |
Sampdoria | 1 |
TEMPORADA | CAMPEÃO |
---|---|
2024-2025 | Napoli |
2023-2024 | Inter |
2022-2023 | Napoli |
2021-2022 | Milan |
2020-2021 | Inter |
2019-2020 | Juventus |
2018-2019 | Juventus |
2017-2018 | Juventus |
2016-2017 | Juventus |
2015-2016 | Juventus |
2014-2015 | Juventus |
2013-2014 | Juventus |
2012-2013 | Juventus |
2011-2012 | Juventus |
2010-2011 | Milan |
2009-2010 | Inter |
2008-2009 | Inter |
2007-2008 | Inter |
2006-2007 | Inter |
2005-2006 | Inter |
2004-2005 | Juventus perdeu o título no Calciopoli |
2003-2004 | Milan |
2002-2003 | Juventus |
2001-2002 | Juventus |
2000-2001 | Roma |
1999-2000 | Lazio |
1998-1999 | Milan |
1997-1998 | Juventus |
1996-1997 | Juventus |
1995-1996 | Milan |
1994-1995 | Juventus |
1993-1994 | Milan |
1992-1993 | Milan |
1991-1992 | Milan |
1990-1991 | Sampdoria |
1989-1990 | Napoli |
1988-1989 | Inter |
1987-1988 | Milan |
1986-1987 | Napoli |
1985-1986 | Juventus |
1984-1985 | Hellas Verona |
1983-1984 | Juventus |
1982-1983 | Roma |
1981-1982 | Juventus |
1980-1981 | Juventus |
1979-1980 | Inter |
1978-1979 | Milan |
1977-1978 | Juventus |
1976-1977 | Juventus |
1975-1976 | Torino |
1974-1975 | Juventus |
1973-1974 | Lazio |
1972-1973 | Juventus |
1971-1972 | Juventus |
1970-1971 | Inter |
1969-1970 | Cagliari |
1968-1969 | Fiorentina |
1967-1968 | Milan |
1966-1967 | Juventus |
1965-1966 | Inter |
1964-1965 | Inter |
1963-1964 | Bologna |
1962-1963 | Inter |
1961-1962 | Milan |
1960-1961 | Juventus |
1959-1960 | Juventus |
1958-1959 | Milan |
1957-1958 | Juventus |
1956-1957 | Milan |
1955-1956 | Fiorentina |
1954-1955 | Milan |
1953-1954 | Inter |
1952-1953 | Inter |
1951-1952 | Juventus |
1950-1951 | Milan |
1949-1950 | Juventus |
1948-1949 | Torino |
1947-1948 | Torino |
1946-1947 | Torino |
1945-1946 | Torino |
1942-1943 | Torino |
1941-1942 | Roma |
1940-1941 | Bologna |
1939-1940 | Ambrosiana Inter |
1938-1939 | Bologna |
1937-1938 | Ambrosiana Inter |
1936-1937 | Bologna |
1935-1936 | Bologna |
1934-1935 | Juventus |
1933-1934 | Juventus |
1932-1933 | Juventus |
1931-1932 | Juventus |
1930-1931 | Juventus |
1929-1930 | Ambrosiana-Inter |
1928-1929 | Bologna |
1927-1928 | Torino |
1926-1927 | Título revogado do Torino |
1925-1926 | Juventus |
1924-1925 | Bologna |
1923-1924 | Genoa |
1922-1923 | Genoa |
1921-1922 (FIGC) | Novese |
1921-1922 (CCI) | Pro Vercelli |
1920-1921 | Pro Vercelli |
1919-1920 | Inter |
1914-1915 | Genoa (após interrupção do campeonato) |
1913-1914 | Casale |
1912-1913 | Pro Vercelli |
1911-1912 | Pro Vercelli |
1910-1911 | Pro Vercelli |
1909-1910 | Inter |
1909 | Pro Vercelli |
1908 | Pro Vercelli |
1907 | Milan |
1906 | Milan |
1905 | Juventus |
1904 | Genoa |
1903 | Genoa |
1902 | Genoa |
1901 | Milan |
1900 | Genoa |
1899 | Genoa |
1898 | Genoa |
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
O Cagliari disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…
O Como disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…
O Venezia disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano Serie B e da…
A Virtus Entella disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano Serie B e…
O Südtirol disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano Serie B e da…
O Spezia disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano Serie B e da…