O torcedor do Flamengo vê seus atacantes perderem gols, sente falta e se pergunta: como estará a vida de Vizeu na Udinese? Depois de chegar até a disputar titularidade com Guerrero, o brasileiro assinou e embarcou para a Itália no meio do ano. Na mesma época, o torcedor rubro-negro ainda foi obrigado a se despedir de Vinicius Jr, que foi para o Real Madrid.
Atualmente, brigam pelo posto de centro-avante do Flamengo os jogadores Henrique Dourado, o Ceifador, e Fernando Uribe. Diante da insatisfação com as performances dos dois, o nome de Felipe Vizeu vive circulando a mente da torcida. “Será que ele está bem na Serie A? Será que ele não viria por empréstimo?”, se perguntam certamente.
Antes de qualquer coisa, é preciso relembrar como foi tratada a negociação. Em 30 de janeiro de 2018, o Globoesporte cravou a ida de Vizeu para a Udinese. O artigo revelou um acordo de 5 anos com o clube italiano, pelo valor de R$ 19 milhões. Quantia relativamente baixa, dado o potencial de Vizeu. Porém, como acabaria acontecendo de fato, o jogador permaneceu no Flamengo, com direito a mais dancinhas ao lado de Paquetá. Pelo menos até junho. A apresentação oficial no novo clube aconteceu em 7 de fevereiro deste ano.
Ao torcedor do Flamengo, restou se apegar às lembranças e aos gols que ele deixou desde a base. E não foram poucos.
Quem frequentou a Gávea de 2014 para cá, seguramente já conhecia Felipe Vizeu e todo seu potencial. Entretanto, foi em 2016 que seu nome ganhou o cenário nacional. Ocupando a vaga de centro-avante da base do Flamengo, ele ajudou o time a vencer a Copa São Paulo de Futebol Junior. Nada menos do que a competição mais importante do futebol de base. Naquele mesmo ano, com 17 anos, ele foi promovido para o time profissional.
Embora tenha sido acolhido pelos profissionais em um bom momento financeiro do time, no campo as coisas não funcionaram muito bem. Não para ele, mas para a equipe. Afinal, como o comentarista Mauro Cezar costuma falar: o time acumulou fracassos nos últimos anos. O Flamengo até se manteve vivo e em condições de vencer títulos (Copa do Brasil e Brasileirão), mas o caneco não veio.
Mesmo assim, os gols de Vizeu colaboraram e foram decisivos em diversos jogos. Ao todo, enquanto profissional, ele disputou 65 jogos e foi às redes 17 vezes.
Benfica, Juventus e Chelsea foram alguns clubes que a imprensa internacional apontou como interessados em Vizeu. No entanto, ele acabou indo para a Udinese, para disputar a Serie A.
Mas quem é a Udinese no campeonato italiano?
Bem, quem se pergunta isso seguramente não acompanha o calcio, pois o time é um dos mais tradicionais da Itália. Ainda que não esteja entre os grandes, como Juventus e Milan.
No passado, a Udinese já teve jogadores do quilate de Zico, o alemão Bierhoff e Di Natale. Outro digno de menção é o brasileiro Amoroso, que chegou a ser artilheiro do italiano pela equipe.
Entretanto, o cenário atual é de recuperação, e a chegada de Vizeu é um sinal disso. Na temporada passada, o clube escapou do rebaixamento nas rodadas finais. A situação foi tão preocupante que a Udinese acumulou 10 derrotas seguidas.
No campeonato italiano 18-19, porém, o ar respirado em Udine é bem melhor. Nos 5 primeiros jogos, foram 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota.
No tópico seguinte, você verá que Vizeu não tem tido muitas chances pela Udinese. Todavia, uma coisa é preciso ser dita: o treino pesado na Itália rendeu frutos.
Tanto é que, bastou ele postar uma imagem nas redes sociais para os torcedores do Flamengo repercutirem. Segundo muitos deles, na Itália, o tratamento físico dos atletas e levado mais a sério. Enquanto no rubro-negro, os jogadores vivem em uma colônia de férias.
Durante a pré-temporada do campeonato italiano, os times agendam amistosos com rivais praticamente amadores. O intuito é dar confiança e testar os recém-contratados. É por isso que muitos desses jogos terminam em placares exagerados.
Foi o caso da estreia de Vizeu pela Udinese. Ele esteve no comando de ataque da equipe no jogo contra o Rappresentativa FVG. O resultado foi um sonoro 10×0, com direito a gol do brasileiro. Confira:
No entanto, Vizeu não tem sido aproveitado como era na época do Flamengo. Especialmente pela concorrência e boa fase de Lasagna e De Paul. O lado positivo é que ele faz parte dos planos da Udinese sim, tanto é que sempre está nos relacionados para os jogos.
Tudo indica que o momento realmente é aquele de paciência durante a temporada inaugural. Situação que nem todos conseguem superar ou esperar. Hoje, Vizeu não tem sequer 45 minutos jogados no campeonato italiano 2018-2019. Mas isso deve mudar com o tempo.
Aos torcedores do Flamengo que chegaram a este artigo com esperança de um possível empréstimo, as notícias não são boas. Udinese parece ser mesmo o destino de Vizeu nos próximos anos.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…