O novo estádio do Bologna vem aí! A novidade foi anunciada nesta sexta-feira, 25 de janeiro, em coletiva de imprensa no clube italiano. O projeto foi revelado pelo presidente do Bologna FC, Joey Saputo, e até mesmo na voz do prefeito da cidade, Virginio Merola.
O time acompanha a movimentação que tem tomado conta de todo o futebol italiano. Antes do Bologna, times como Roma, Cagliari e Atalanta já tinham anunciado reformas substanciais nos seus estádios. Se tudo sair do papel como prometido, é provável que daqui seis anos quase toda a Itália tenha arenas modernas de futebol.
Sobre o novo estádio do Bologna, a julgar pelas imagens e detalhes conhecidos até então, a mudança será drástica. O que já está gerando polêmica. Como sua atual casa, o estádio Renato Dall’Ara, é um dos mais tradicionais e antigos, o choque pela transformação tende a ser grande.
Conforme reporta o Sky Sports, a capacidade será reduzida e uma cobertura será instalada em todo o empreendimento. Esta será a principal novidade, ainda que os projetistas também tenham prometido atenção à manutenção da tradição.
Quem está acostumado a assistir aos jogos do campeonato italiano, seguramente já sabe como é o estádio Renato Dall’ara, casa do Bologna. Fundado lá trás nos anos 20, ele se ergueu com o nome de “Littoriale”, mas mudou para o nome atual após a queda do regime fascista. O batismo faz homenagem ao presidente do Bologna, que ocupou o cargo de 1934 a 1964.
Agora, a exemplo das arenas, que recebem nome de marcas ou apelidos populares dos times e das cidades, a casa do Bologna terá outro nome. Na imprensa, ele já é chamado de Stadio Dall’Ara di Bologna.
Outra mudança significativa é o número de torcedores que o estádio vai comportar. Se no passado, o mesmo espaço já chegou a receber 55 mil espectadores, o novo não passará dos 29 mil.
Ao contrário do Brasil, no qual os estádios costumam comportar mais gente após as reformas, na Serie A eles reduzem a capacidade.
“Dentro de 5 anos estará tudo acabado”, revelou o presidente do Bologna. Ou seja, a expectativa é que a reestreia do estádio aconteça em 2024.
Os trabalhos para completar a obra nos próximos cinco anos incluem a demolição do atual Renato Dall’Ara e construção da nova arena.
A reformulação do estádio será bem significativa. De acordo com o Eurosport, o valor da reforma será de 70 milhões de euros. A começar pela distância das tribunas e das curvas do campo. Hoje, o campo está a até 34 metros da torcida. No novo estádio, a distância será de apenas 7 metros.
A principal atualização seguramente será a cobertura do estádio. Erguido nos moldes de boa parte dos demais na Itália, o atual Dall’Ara tem as arquibancadas à mostra, de forma bem “raiz”.
Do lado de fora, uma proteção feita em alumínio, imitando aquelas clássicas janelas italianas. O efeito é o mesmo que a Roma pretende aplicar, copiando o Coliseu.
Com o novo estádio, Bologna poderá ser um exemplo, com um estádio que será um mix de antigo e moderno. Cobertura total, novos espaços para receber e entreter, como manda a tradição. Queremos imaginar que até Renato Dall’ara estaria satisfeito
Joey Saputo, presidente do Bologna
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…