O campeonato italiano 2017-2018 está prestes a começar e, embora não saibamos quem levará o scudetto, temos a plena certeza de quem são os times mais velhos desta edição. À primeira vista, pode não parecer um fato muito significativo, mas a idade avançada de alguns clubes diz muito sobre seus desempenhos, para o bem e para o mal.
Primeiramente, a relação de Itália e jogadores mais velhos não é novidade para ninguém. Ano após ano, clubes e a própria seleção do país apresentam elencos com idade elevada, um sinal de pouca confiança no desenvolvimento da geração mais jovem. Além disso, também é fácil constatar e lembrar de casos de jogadores que atingiram o auge da carreira perto dos 25 anos, mesmo sendo chamados de prodígios quando adolescentes, como Insigne, De Rossi, Cassano, Aquilani, entre outros.
Fazendo a análise dos 20 times que compõem a Serie A 2017-2018, é gerado um top 5 dos times mais velhos, com direto a algumas surpresas e dois gigantes do futebol italiano em posições de destaque:
A squadra do técnico Massimo Rastelli conquista o quinto lugar na lista e não podemos achar surpreendente. Após cair para a Serie B e retornar logo na temporada seguinte, 2015-2016, o Cagliari apostou e continua apostando em jogadores mais velhos. Por exemplo, chegaram Storari (40 anos), Rafael (35), Padoin (33) e Borriello (35). Embora muitos já tenham saído, a filosofia continua a mesma.
Com praticamente um empate técnico com os cinco da lista, o Genoa repete o que faz toda temporada, quando recebe e manda embora de Gênova uma verdadeira barca de jogadores. Isso faz elevar e reduzir a idade do elenco a cada ano e, desta vez, acabou por envelhecer.
Após deixar a Roma ao fim da temporada passada, o técnico Spalletti chegou à Internazionale tendo que lidar com um time muito mais envelhecido e média de 30 anos só entre os titulares. Enquanto as idades de João Mario (24), Gagliardini (23) e Vecino (25) equilibram bem a média, a chegada de Borja Valero e permanências de Miranda, Ansaldi e Nagatomo pesaram para o outro lado.
Após levar o topo deste ranking por alguns anos, a Juventus fica em segundo (pelo menos em alguma competição envolvendo italianos). A saída de Bonucci não balançou muito o nível habitual, já que o elenco manteve medalhões, como Chiellini (32) e Barzagli (36). Isso sem falar em Buffon e suas 39 primaveras.
Dos 30 jogadores que compõem o plantel do time de Verona, 11 têm mais de 30 anos, o que já justifica sem problemas o fato de ser o líder dos times mais velhos do campeonato italiano. Indo além disso, são cinco atletas com mais de 35: Sorrentino (38), Gamberini (35), Dainelli (38), Cesar (35) e Gobbi (36).
Fonte: Calcio Fanpage
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…