Haaland marcou 5 gols na vitória da Noruega, que prejudicou a Itália (Reprodução / Youtube)
A Noruega venceu a Moldávia por 11×1 na rodada 6 das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo 2026. O jogo, válido pelo Grupo I do torneio qualificatório, aconteceu nesta terça-feira, 9 de setembro, no Ullevaal Stadion, em Oslo, na Noruega.
Uma das várias curiosidades da partida foi o fato dos 12 gols terem sido marcados por noruegueses, já que até o gol da Moldávia foi contra, assinado por Østigård.
Além disso, Erling Haaland foi o responsável por 5 dos 11 gols da Noruega. Outro que brilhou quase tanto quanto o atacante do Manchester City foi Aasgaard, autor de 4 gols registrados no lado norueguês.
Assista aos gols do jogo:
O Grupo I das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo tem Noruega, Itália, Israel, Estônia e Moldávia. Ao fim do que é considerada a rodada de número 6, embora nem todo mundo tenha 6 partidas realizadas, a Noruega ficou na liderança, com os italianos aparecendo logo na sequência:
A Squadra Azzura possui um jogo a menos que os demais em razão da disputa da UEFA Nations League – o calendário italiano ficou atrasado.
Um dia antes da goleada aplicada pela Noruega, a Itália venceu Israel por 5×4, o que a fez saltar para a segunda posição do grupo, superando exatamente os israelenses.
No regulamento da UEFA, apenas o primeiro colocado se classifica diretamente para a Copa do Mundo 2026. No calendário das Eliminatórias, os italianos, que já foram vítimas dos noruegueses, ainda pegarão Israel e Noruega em casa, o que, dependendo da combinação dos resultados, pode fazer Itália e Noruega empatarem em pontos na liderança.
Caso isso aconteça, o critério de desempate será o saldo de gols. Graças a goleada de 11×1, a Noruega praticamente garantiu sua vaga direta na Copa do Mundo 2026.
Se a Itália conquistar os mesmos pontos da Noruega e conseguir atingir a primeira posição, a vaga direta para a Copa do Mundo 2026 virá somente mediante a superioridade em saldo de gols.
Após a rodada 6 das Eliminatórias, os noruegueses atingiram o incrível saldo de 21, enquanto o time de Gattuso registrou somente 5 gols.
Como a Squadra Azzurra consegue, no máximo, empatar em pontos com a Noruega, e a reversão do saldo de gols é praticamente impossível, a Itália já deve pensar num destino que passe pela repescagem da Copa do Mundo.
Os chamados playoffs são materializados por meio da reunião dos vice-campeões de cada grupo das Eliminatórias Europeias. Um novo torneio mata-mata é criado e os vencedores conquistam as vagas extra para o mundial.
Vale lembrar que esse foi o mesmo caminho que tirou a Itália das Copas de 2018 e 2022. Na primeira vez, os azzurri perderam a vaga para a Suécia. Na segunda, a derrota para a Macedônia do Norte eliminou os italianos já na fase preliminar dos playoffs – caso avançassem, pegariam Portugal, que acabou se classificando.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Itália venceu Israel num jogo de 9 gols em nova rodada das Eliminatórias Europeias…
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Os jogos da seleção italiana de futebol em 2024 estão praticamente concentrados na eliminatórias europeias…
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Gianluca Scamacca foi cortado da convocação da seleção italiana. A informação foi confirmada pela própria…
Massimo Coda, jogador da Sampdoria, se tornou o maior artilheiro da história do campeonato italiano…