A segunda divisão do campeonato italiano está oficialmente paralisada. A determinação partiu da Assembleia e foi publicada e aplicada pela própria liga.
Com a decisão, jogos das rodadas 16, 17, 18 e 19 do returno (justamente os últimos da temporada) ficam suspensos e retornam somente a partir de 1º de maio. Como a Serie B possui jogos de playoff e playout, essas partidas também sofreram alterações no calendário.
Os 20 clubes que disputam a segundona participaram da votação e apenas 4 foram contra a paralisação: Salernitana, Reggina, Ascoli e Venezia. A maioria foi a favor de congelar o torneio em razão do alto número de jogadores infectados.
Com isso, o novo calendário ficou da seguinte maneira para as últimas rodadas:
16ª rodada – 1º de maio
17ª rodada – 4 de maio
18ª rodada – 7 de maio
19ª rodada- 10 de maio
No momento, a classificação da Serie B tem o Empoli na liderança, com 66 pontos; seguido de Lecce (61) e Salernitana (60). Na outra ponta, ocupam a zona de rebaixamento Reggio Audace (31), Pescara 28) e Virtus Entella (22).
Para entender a perspectiva dos jogadores, o Golazzo falou com Carlos Augusto, lateral do Monza. Depois de chegar à vice-liderança da Serie B, o clube acabou caindo e está atualmente na 4ª posição, com 55 pontos.
A segunda divisão italiana tem um sistema peculiar de acesso à Serie A. Sobem diretamente os dois primeiros, enquanto a terceira vaga costuma ser definida por meio de playoffs.
Ainda restam 4 rodadas para acabar a fase preliminar. No momento, o Monza disputaria a 3ª vaga na elite com outros 5 times. O minitorneio envolveria os seguintes clubes:
3º Salernitana – 60 pontos
4º Monza – 55 pontos
5º Venezia – 53 pontos
6º Cittadella – 50 pontos
7º SPAL – 50 pontos
8º Chievo – 48 pontos
Com a paralisação momentânea da Serie B, perguntamos ao lateral brasileiro como o Monza está e recebeu a notícia da pausa.
Golazzo – O que você achou da paralisação da Serie B em razão da nova alta de casos positivos?
Carlos Augusto: Acho que foi uma decisão em conjunto. Foram tantos casos, em muitos times. A decisão foi muito boa. São 10 dias para todos os times estarem completos nas últimas rodadas do campeonato.
Golazzo – Para o Monza, foi melhor ou pausar o calendário, restando apenas 4 rodadas? Mudou sua rotina?
Carlos Augusto: É claro que com a parada temos tempo para treinar, mas nosso time está concentrado para fazer os últimos jogos muito bem feitos. Então, com a parada ou não, estamos preparados e concentrados no nosso objetivo.
Golazzo – Os times que estão na frente (Salernitana) e atrás (Venezia) do Monza votaram pela não paralisação. Por que acha que esses times preferiram continuar?
Carlos Augusto: Não sei qual foi a preferência deles. Sinceramente, não me importo. Estou focado no meu clube. Parou, vamos treinar e dar nosso melhor para os últimos 4 jogos.
O Golazzo também tem um canal no Youtube! Por lá estão disponíveis entrevistas com jogadores do campeonato italiano e muito mais. Faça sua inscrição!
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
Os jogadores da seleção italiana de futebol fecharam o ano de 2023 com os compromissos…
O Monza disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…