Atacante da Atalanta está fora da Squadra Azzurra (Reprodução Youtube FIGC / Facebook Atalanta)
Gianluca Scamacca foi cortado da convocação da seleção italiana. A informação foi confirmada pela própria federação italiana em atualização compartilhada nesta quinta-feira, 4 de setembro.
Gianluca Scamacca apareceu dentre os nomes lembrados por Gennaro Gattuso em sua primeira convocação desde que se tornou treinador da seleção italiana. Os jogadores foram chamados pensando na estreia de Gattuso na função, programada para acontecer durante novas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.
Na primeira coletiva de imprensa, o treinador fez questão de agradecer a Atalanta por ter cedido o atacante mesmo tendo “um pequeno problema físico”.
Scamacca foi convocado após iniciar o campeonato italiano 2025-2026 marcando um gol no empate da Atalanta contra o Pisa por 1×1. A expectativa era que ele se recuperasse em tempo, algo que não aconteceu e o bomber acabou cortado.
Ao todo, Gattuso convocou 28 jogadores, sendo 9 opções apenas para o ataque.
Durante coletiva de imprensa, o técnico já revelou que pretende “defender com 4 e atacar com 3”, o que confirmou o uso de um sistema tático com a presença de três atacantes na frente, repetindo o mesmo “tridente” utilizado por Roberto Mancini e Luciano Spalletti, ex-comandantes da Squadra Azzurra.
Na função central, de bomber, Scamacca aparecia como um dos favoritos, competindo com Kean (Fiorentina) e Retegui (Al-Qadsiah) pela posição de titular – além de Pio Esposito (Inter), que foi chamado pela primeira vez. Sem o atacante da Atalanta, Kean ou Retegui devem pintar dentre os 11 iniciais.
Para a Gazzetta Dello Sport, a provável formação da seleção italiana para a estreia de Gattuso é a seguinte:
No restante de 2025, a seleção italiana disputa apenas os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Os jogos agendados são: Estônia, dia 5 de setembro, em Bergamo, e Israel, dia 8 de setembro, em Debrecen, na Hungria.
No atual ciclo, a Squadra Azzurra ocupa a 3ª colocação do grupo I com 3 pontos, atrás de Israel (6 pontos) e Noruega (12 pontos). A esperança para os italianos está no calendário, que fez a Itália “ficar para trás” e ter 2 jogos a menos que os demais. No entanto, o confronto direto com a Noruega já aconteceu e acabou em derrota.
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Massimo Coda, jogador da Sampdoria, se tornou o maior artilheiro da história do campeonato italiano…
Gennaro Gattuso convocou a seleção italiana de futebol pela primeira vez desde que assumiu a…
Os jogadores da seleção italiana de futebol encaram em 2025 os jogos para as eliminatórias…
A Fiorentina disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Lazio disputa na temporada 2025-2026 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…