Jogadores da Itália comemoram vitória salvadora contra Israel (Reprodução / X Azzurri)
A Itália venceu Israel num jogo de 9 gols em nova rodada das Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo 2026. A Squadra Azzurra venceu os israelenses por 5×4 no duelo realizado nesta segunda-feira, 8 de setembro, no Nagyerdei Stadion, na Hungria.
Com o resultado, a Itália pulou para a segunda colocação do grupo I com a mesma pontuação da Israel, mas 3 pontos atrás da Noruega, que tem 12. No regulamento da UEFA, apenas o campeão de cada grupo se classifica para o mundial automaticamente, restando ao vice a ida à repescagem.
Nas edições 2018 e 2022 da Copa do Mundo, a Itália acabou ficando para trás no seu grupo qualificatório e precisou disputar a repescagem. Em ambas as situações os italianos foram eliminados, contra Suécia, em 2018, e Macedônia do Norte, em 2022.
A partida entre Israel e Itália começou com ares de decisão, afinal uma vitória dos italianos significaria o alcance da segunda colocação no grupo I, ultrapassando exatamente os israelenses. Embora o regulamento premie apenas o líder de cada grupo na classificação final, a vice colocação também mantém vivo o sonho de qualificação para o mundial, algo jamais assegurado por Israel e que se tornou uma obsessão para a Itália há quase 10 anos.
Apesar disso, a tranquilidade acima do tom fez a equipe de Gennaro Gattuso, novo treinador da seleção italiana, errar diversas vezes na etapa inicial e nos primeiros minutos do segundo tempo, com diversos toques displicentes perto do próprio gol.
O símbolo de tal comportamento acabou sendo o gol contra marcado por Locatelli, aos 16 minutos, que desviou para dentro do próprio gol ao tentar cortar um cruzamento.
O alívio veio somente com Moise Kean, que empatou a partida aos 40 minutos. O atacante da Fiorentina, aliás, tem sido um dos melhores da nova era Gattuso, agora com 3 gols registrados em duas partidas disputadas.
Infelizmente para os italianos, porém, o segundo tempo começou da mesma maneira: com gol adversário e Israel à frente.
Apesar de nova adversidade no mesmo jogo, os comandados de Gattuso conseguiram reverter a situação e rapidamente. Em questão de 6 minutos, com gols de Kean e Politano, e mais tarde com o adicional de Raspadori, o placar passou a marcar 81 minutos de jogo e 4×2 em favor da Itália.
Pois em questão de 2 minutos, o jogo voltou a se movimentar e a recolocar os israelenses na disputa pela vaga na Copa do Mundo 2026.
O primeiro evento transformador foi o novo gol contra marcado por um italiano, desta vez por Bastoni, aos 88 minutos. Quase imediatamente, mais precisamente aos 90, Israel empatou em 4×4 com gol de Do. Peretz.
Além de ceder um empate numa partida praticamente ganha, deixar de adquirir os 3 pontos poderia praticamente retirar da Itália as chances de se classificar para o mundial na primeira posição. Isso porque a expectativa é que a Noruega vença todas as partidas daqui pra frente, mantendo a forma registrada com 4 vitórias em 4 jogos. Já pensando nesse cenário, a Azzurra precisa fazer o mesmo, e ainda superar a própria Noruega em casa, no futuro.
De maneira surpreendente, a Itália levou 1 minuto para responder e garantir vitória e três pontos. Assim que a bola saiu, os italianos avançaram para o ataque e, numa tentativa de cruzamento em direção ao gol, Tonali viu seu chute não desviar em niguém e morrer dentro do gol.
Resultado final: Israel 4×5 Itália.
Assista aos gols de Israel 4×5 Itália:
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos com toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Os jogos da seleção italiana de futebol em 2024 estão praticamente concentrados na eliminatórias europeias…
As Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 se destacam na data FIFA com mais rodadas…
Gianluca Scamacca foi cortado da convocação da seleção italiana. A informação foi confirmada pela própria…
Massimo Coda, jogador da Sampdoria, se tornou o maior artilheiro da história do campeonato italiano…
Gennaro Gattuso convocou a seleção italiana de futebol pela primeira vez desde que assumiu a…