A Supercopa da Itália estreia um novo formato que prevê a participação de 4 times, ao contrário do habitual jogo único valendo taça. O torneio promove a inauguração de um novo formato em 2024, ainda que siga como o primeiro grande troféu da temporada do futebol italiano, desta vez determinando o campeão com jogos entre os dias 18 e 22 de janeiro.
A Supercopa da Itália já é há algum uma das tradições de início de ano no calcio. Quase imediatamente após as festas de Ano Novo, o torneio surge no calendário para eleger e apontar o primeiro campeão da temporada.
Até 2023, a exemplo do que se via em outras ligas da Europa e do resto do mundo, a Supercopa era disputada em jogo único, quase sempre no Stadio Olimpico, em Roma.
O regulamento previa a participação de apenas dois times: o atual campeão da Serie A e o atual campeão da Copa Itália. O vencedor após 90 minutos, com possibilidade de prorrogação e pênaltis, era consagrado campeão da Supercopa da Itália.
Acompanhando a tendência levantada pelas federações de outros países, além de aceitar uma proposta comercial vinda da Arábia Saudita, a Supercopa da Itália mudou seu regulamento a partir de 2024.
A principal alteração ficou no número de participantes, que dobrou de 2 para 4 equipes. Ao invés de levar apenas os campeões de Serie A e Copa Itália para uma decisão única, o torneio convocou também os vices de ambos os torneios. Com isso, a Supercopa passou de um evento de algumas horas para um novo de 3 jogos/dias.
No novo formato, tudo começa nas semis da seguinte maneira:
A reformulação se dá, entre outros motivos, pela oferta árabe de não só hospedar o torneio pelos próximos 4 anos, como promover o futebol italiano no cenário internacional (com mais jogos, mais campanhas publicitárias, etc).
Na estreia da nova Supercopa da Itália, portanto, foram credenciados os seguintes times:
As semifinais acontecem nos dias 18 e 19 de janeiro, enquanto a final está agendada para o dia 22 de janeiro:
Em virtude das três datas adicionais no habitual mês de janeiro do futebol italiano, pelo menos duas rodadas sofreram alterações. A primeira delas foi o prolongamento da rodada 20, a primeira do segundo turno, que deveria encerrar jogos (no máximo) na segunda-feira, mas seguirá até terça.
No entanto, é a rodada 21 que precisará ser “quebrada” em duas partes, de modo que os clubes envolvidos na Supercopa da Itália tenham tempo para atuar em ambas as competições. Para os quatro times em questão, os compromissos dessa giornata acontecerão somente em fevereiro. Confira as datas:
O Golazzo também possui um canal no Youtube, onde estão sempre disponíveis vídeos interessantes e toda a cobertura do futebol italiano. Acesse o canal e faça sua inscrição:
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
A Roma disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Bologna disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…