A Juventus foi punida com a perda de 15 pontos no campeonato italiano 2022-2023. A sentença aplicada pelo Ministério Público da Itália já foi documentada pela FIGC (federação italiana de futebol) em nota divulgada nesta sexta-feira, 20 de janeiro.
Diz a publicação:
O Tribunal Federal de Recursos, presidido por Mario Luigi Torsello, deu provimento parcial ao recurso do Ministério Público Federal sobre a revogação parcial da decisão do Tribunal Federal de Recursos às Seções Unidas n. 89 de 27 de maio passado, sancionando à Juventus com 15 pontos de penalidade a serem cumpridos na atual temporada futebolística.
Nota da FIGC
A punição já está refletindo na tabela do campeonato italiano, que tirou a Juve da 3ª colocação e a levou para a 10ª. No entanto, a sentença também se estende a todos os indivíduos envolvidos no caso, em especial Andrea Agnelli, ex-presidente, e Pavel Nedved, ex-vice. Ambos pediram demissão dos cargos em dezembro de 2022.
A nota fala de “inibições” a 11 dirigentes, com distinção de tempo para cada um deles: (30 meses para Paratici, 24 meses para Agnelli e Arrivabene, 16 meses a Cherubini, 8 meses a Nedved, Garimberti, Vellano, Venier, Hughes, Marilungo e Roncaglio.
A Juventus acabou se tornando a única condenada no caso, que ainda inocentou outros clubes investigados, como Sampdoria, Pro Vercelli, Genoa, Parma, Pisa, Empoli, Novara e Pescara.
Em dezembro de 2022, as principais cabeças da Juventus pediram demissão do cargo ao emitir comunicado no qual tentavam explicar a situação. A versão mais simples e dura da coisa é que Agnelli e Nedved pediram demissão ao confessarem, via nota oficial do clube, que “a conta apresentada em junho de 2022 não fechou”, gerando perguntas até então sem respostas ao Ministério Público e ao Tribunal de Turim.
O nome mais utilizado na imprensa italiana é o de “plusvalenza”. A enciclopédia Treccani define o termo como:
Em linguagem econômica, aumento de valor, diferença positiva entre dois valores do mesmo bem referente a momentos diferentes.
Enciclopédia Treccani
Já o trecho de um artigo do Wired define plusvalenza com outro exemplo prático:
Quanto mais próximo o jogador de futebol estiver do término de seu contrato, mais próximo o valor de seu patrimônio se aproxima de zero. A plusvalenza ocorre quando um clube vende seus direitos do jogador por um preço superior ao registrado no balanço naquele momento, gerando assim um lucro.
Wired
Alguns jornais italianos também chegaram a utilizar o termo “manobra salarial” durante tempos de pandemia. As saídas dos cabeças foi uma tentativa de amenizar a pena ou desvencilhar os envolvidos do clube. No fim das contas, a Juventus acabou punida por fraude na documentação de lucros na realização de transferências de jogadores.
Jornalista e admirador de quase tudo que venha da Itália – especialmente gols e comida. Jamais identificado com a cobertura do campeonato italiano, fundou o Golazzo para noticiar, entrevistar e opinar sobre o calcio.
Comentários
Os jogadores da seleção italiana de futebol fecharam o ano de 2023 com os compromissos…
O Monza disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano e da Copa Itália.…
A Juventus disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Lazio disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…
O Milan disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália, da…
A Fiorentina disputa na temporada 2024-2025 os jogos do campeonato italiano, da Copa Itália e…